fbpx

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) realiza nesta terça-feira (10), em parceria com a Embaixada Brasileira em Madri, o “Brazil Day by Unica” na COP 25. Promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o evento tem como objetivo mostrar os resultados positivos do uso de etanol no Brasil para a redução das emissões de CO2 e na melhoria da qualidade do ar.

Na ocasião, o presidente da UNICA, Evandro Gussi, lançará a campanha “Bring Back My Blue Sky”, que mostrará o etanol como uma alternativa para redução da poluição nas grandes metrópoles mundiais.
“São Paulo teve no passado, sobretudo pelo uso de combustíveis fósseis, o céu azul apagado do seu horizonte, substituído por nuvens de fumaça que além de deixar a cidade mais sombria, trazia prejuízos sociais e econômicos graves. O etanol ajudou a trazer o céu azul de volta para São Paulo e para as grandes metrópoles brasileiras. Vamos apresentar o etanol para o mundo e, com isso, contribuir para que as pessoas mundo afora também possam dizer “Bring Back My Blue Sky”, afirma Evandro Gussi, presidente da UNICA.

O evento contará com a presença do embaixador Pompeu Andreucci Neto, do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Ministra para Transição Ecológica da Espanha, Tereza Ribera Rodriguez, entre outras autoridades.

Acordo de São Paulo
No mesmo dia, o estado de São Paulo formaliza, na Embaixada do Brasil, em Madri, o lançamento do chamado “Acordo de São Paulo”, pelo qual pretende reconhecer a liderança do setor produtivo paulista nas ações de mitigação das mudanças climáticas.

Evandro Gussi será o primeiro presidente da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas de São Paulo. O anúncio foi feito pela diretora-presidente da (Cetesb), Patrícia Iglecias, durante o evento Pré-COP25, realizado no Palácio dos Bandeirantes, no dia 29 de novembro.

O Acordo Ambiental irá incentivar empresas do estado a assumirem, voluntariamente, compromissos com a redução das emissões de GEEs e ações de sustentabilidade, com a finalidade de cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

O evento contará com a participação de diversas autoridades, entre elas o presidente da UNICA, Marcos Penido, da Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Gabriela Redana, da Secretaria da Agricultura, e outros nomes ligados a sustentabilidade, como Patrícia Iglesias e Benedito Braga, diretor-presidente da Sabesp.

“O estado de São Paulo vem trabalhando, desde os anos 90, na agenda climática e agora, por meio do recém lançado Acordo Ambiental de São Paulo, pretende fortalecer ainda mais a relação com o setor privado na implementação do Acordo de Paris. Exemplo disso é o protocolo com o setor sucroenergético e o papel que o etanol vem desempenhando, não apenas na qualidade do ar nas grandes cidades, mas também na demonstração de sustentabilidade como sinônimo de eficiência”, afirma Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB.

COP 25
A UNICA discute a qualidade do ar na 25ª Conferência das Partes (COP 25), que acontece até o dia 13 de dezembro, em Madri, na Espanha. A COP 25 é um evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para debater questões sustentáveis, em que participam mais de 200 países, que demonstram suas ações.