fbpx

apexBrasil

Projeto desenvolvido há mais de dez anos por meio da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Unica que tem como principal objetivo ampliar o acesso a mercados internacionais selecionados, buscando igualdade de condições para os produtos derivados de cana-de-açúcar, particularmente o etanol e o açúcar, além de propagar a imagem destes produtos por meio dos seus atributos de sustentabilidade.

Assinado em fevereiro de 2008, em sua primeira versão, o convênio prevê investimentos compartilhados entre a Unica e a Agência para promover oportunidades no mercado internacional para etanol e, posteriormente, para açúcar, considerando estudos de inteligência comercial e, principalmente, ações de promoção comercial e de imagem.

Além de beneficiar diretamente o setor sucroenergético em todo o país e de trabalhar para o aumento do acesso do açúcar brasileiro a diversos mercados, o projeto também favorece a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, incluindo os fornecedores de cana, centros de pesquisa e de desenvolvimento agrícola e industrial, fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos em geral, tradings, logística e variados prestadores de serviços.

Essa iniciativa também reforça o potencial do programa de etanol por meio da diversificação do mix de produtos, da consequente redução da dependência ao petróleo e o equilíbrio do mercado, geração de empregos e renda adicional ao agricultor, além da melhoria da qualidade do ar e redução de emissão CO2 na atmosfera.

A Unica também atua em conjunto com outros projetos setoriais do agronegócio para promover esses produtos brasileiros no mundo.

CONQUISTAS PARA O SETOR

Melhoria da imagem da cana-de-açúcar no mundo;

Diferenciação do etanol de cana em relação aos demais biocombustíveis na União Europeia;

Inclusão do etanol de cana como biocombustível avançado na legislação do Renewable Fuel Standard

Program (RFS), da Agência de Proteção Ambiental Americana;

Apoio técnico aos questionamentos brasileiros junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação às políticas distorsivas de açúcar na Tailândia, Índia e China;

Abertura de diálogo com esses países para possível resolução das questões de interesse comum.

OS PRINCIPAIS DESTINOS DO

AÇÚCAR E ETANOL BRASILEIROS

Gráfico Açúcar
Gráfico Etanol
Sugarcane.org
Ethanol Talks

SAIBA TUDO SOBRE A
APEXBRASIL