O setor sucroenergético se reinventou diversas vezes durante as últimas décadas.

A cada avanço, novos desafios se apresentavam, exigindo respostas, avanços e soluções eficazes. Destacamos aqui algumas iniciativas, entre tantas, que marcaram nossa constante atuação para posicionar o setor como altamente sustentável, tecnológico, moderno e humano.

Renovação

O Projeto RenovAção promoveu a capacitação profissional de trabalhadores em seis das maiores regiões produtoras de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo, em resposta à revolução tecnológica da cultura da cana-de-açúcar. A iniciativa foi uma parceria entre a UNICA, a Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo), a Fundação Solidaridad e as empresas da cadeia produtiva – Syngenta, Case IH, Iveco e FMC –, com o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O RenovAção requalificou trabalhadores rurais para novas funções nas próprias usinas, como operador de colhedora, eletricista, mecânico e motorista de caminhão; e em outras atividades da economia, como horticultura, corte e costura e torneiro mecânico.

PROJETO AGORA

O Projeto AGORA, realizado entre 2009 e 2011, teve como objetivo ampliar o entendimento da população sobre a indústria da cana-de-açúcar e seus impactos sociais e ambientais positivos. A iniciativa mobilizou associações e empresas do setor sucroenergético e recebeu diversos prêmios, incluindo: “Melhor Campanha de Comunicação da Produção Agropecuária” pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A); “Destaque em Comunicação e Marketing Sucroenergético” pelo Prêmio CanaInvest, e “Empresa do Ano” e “Comunicação Integrada” pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

CANA CONVIVER

O Projeto Cana Conviver teve como objetivo disseminar as melhores práticas de proteção da biodiversidade presente em áreas de preservação mantidas pelo setor produtivo. A iniciativa foi uma parceria da UNICA, Corredor das Onças, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e FMC e teve foco especial na onça parda.

VALORIZAÇÃO DO ETANOL

Ao longo dos anos, a UNICA desenvolveu uma série de campanhas para disseminação dos atributos positivos do etanol de cana-de-açúcar, incluindo os aspectos sustentáveis, socioambientais e para a frota brasileira . Destacam-se a campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão” e a estratégia digital “Etanol: Faça Sua Conta”.

COMPROMISSO NACIONAL

O “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar”, firmado em 2009, foi um acordo de adesão voluntária e caráter evolutivo, que estabelecia 30 práticas trabalhistas a serem adotadas pelo setor. O compromisso, resultado de uma negociação tripartite – Indústria Sucroenergética, Trabalhadores e Governo Federal -, também estabeleceu o acompanhamento da evolução das condições de trabalho por organizações independentes.

DOCE EQUILÍBRIO

A Campanha Doce Equilíbrio tem como objetivo qualificar o debate público acerca do consumo de açúcar no Brasil. A ideia é compartilhar dicas, estudos e conteúdos sobre alimentação, hábitos saudáveis e o consumo do açúcar como fonte importante de energia e parte de uma dieta balanceada e que deve, como qualquer outro alimento, ser consumido de forma moderada e combinado a um estilo de vida saudável.

quer entrar em contato
com a unica?