fbpx

Ações do Projeto AGORA para 2011 praticamente definidas

16 de fevereiro de 2011

Em um encontro de quase três horas, na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), foi desenhado na sexta-feira (11/02) um esboço das ações do Projeto AGORA ao longo de 2011. O Projeto é uma das maiores iniciativas de comunicação integrada já implantadas no agronegócio brasileiro, unindo oito empresas e 10 entidades que integram a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

Entre as atividades programadas até dezembro estão mais uma edição do Prêmio TOP Etanol e uma nova rodada de oficinas Municípios Canavieiros, iniciativa que em 2010 atingiu 100 municípios com forte presença da indústria da cana-de-açúcar, com resultados avaliados como muito positivos. A reunião serviu também para uma avaliação geral do trabalho realizado ao longo de 2010.

“O Projeto ganhou musculatura e estamos agora em uma salutar fase de novas ideias, de exposição do trabalho de toda a cadeia sucroenergética. A ênfase educacional será sem dúvida uma das tônicas de 2011,” afirma Marcos Jank, presidente da UNICA, uma das participantes do AGORA.

Efeito Multiplicador

Para Luciana di Ciero, diretora de Assuntos Regulatórios e Relações Institucionais da Amyris, que integra o Projeto, “o trabalho é fundamental do ponto de vista de comunicação e educação por permear toda a cadeia sucroenergética. Na nossa opinião, o planejamento realizado  até aqui somente amplia este bom trabalho já executado”.

A gerente de Assuntos Corporativos da Monsanto, empresa que também participa do AGORA, Silvia Yokoyama, concorda com Luciana di Ciero e acrescenta que o trabalho desenvolvido até aqui “revela a responsabilidade do setor perante a sociedade, a importância de se levar conteúdo educacional que mostre corretamente o setor sucroenergético nacional”.

Reconhecimento

Em dezembro de 2010, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A) reconheceu o Projeto AGORA como a melhor “Campanha de Comunicação da Produção Agropecuária” do ano. A Associação reúne diversos representantes do agronegócio brasileiro, caso de cooperativas, indústrias de insumos e serviços, veículos de comunicação entre outros.

“Foi o primeiro reconhecimento do trabalho realizado pelo AGORA, com um detalhe muito importante. O corpo de jurados concluiu que o AGORA é um exemplo que pode ser seguido por outras cadeias produtivas do agronegócio nacional, e que por esse motivo deveria ser premiado. Para que sua fórmula fosse disseminada e, quem sabe, utilizada em outros setores de atividade,” relata o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri.

Educação na mira

Uma das iniciativa de mais destaque do AGORA em 2010 foi o projeto educacional “Estudo Municípios Canavieiros”, cujo objetivo foi esclarecer, através de uma abordagem pedagógica, a importância e os impactos da presença da indústria da cana em municípios onde ela tem forte relevância para a economia local. Na reunião, decidiu-se pela ampliação e repetição do projeto em 2011, em novas oficinas e municípios.

“A repercussão desta iniciativa junto aos estudantes e às comunidades foi muito grande, gerando novas percepções sobre as inúmeras contribuições que a indústria da cana-de-açúcar traz para os municípios onde está presente. São aspectos importantes, que antes não eram percebidos pelas próprias pessoas que estavam sendo impactadas,” afirma Marcos Jank, explicando por que a iniciativa terá continuidade em 2011.

Outro projeto que será mantido em 2011 é o Prêmio TOP Etanol, com a realização de sua terceira edição. O evento de premiação da 2ª edição será realizado no dia 6 de junho no Grand Hyatt Hotel de São Paulo, juntamente com o Ethanol Summit 2011. As mais de 250 matérias jornalísticas, fotografias, trabalhos acadêmicos e projetos de inovação tecnológica inscritas para a 2ª edição do prêmio serão avaliadas pelo corpo de jurados a partir de março.