O presidente da ÚNICA, Marcos Jank, falou hoje sobre os benefícios do uso do etanol, o álcool combustível, durante o Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, apresentado por Joelmir Betting e Salomão Ésper.
Sobre a informação de que a Amazônia estaria sendo desmatada para expandir a agricultura, Jank explicou que não é necessário derrubar a floresta para expandir a produção de cana, por exemplo, nem mesmo a outros produtos agrícolas. “Temos condições de intensificar essas atividades no Centro-Oeste e Centro-Sul brasileiros”, afirmou.
Ao ser questionado sobre os benefícios ambientais do etanol, o presidente da ÚNICA ressaltou as vantagens do combustível renovável da cana-de-açúcar, mostrando dados científicos que dão conta que a combustão do etanol emite 80% menos gases de efeito estufa quando comparada à dos combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral.
Jank comentou ainda sobre a diretiva proposta pela Comissão Européia sobre as fontes de energia renováveis, que teve avaliação positiva da UNICA. Com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, provocadas pela queima de combustíveis fósseis, a União Européia vai incrementar e consolidar a utilização de biocombustíveis, como o etanol de cana-de-açúcar, produzido pelo Brasil.
Cliquee ouça a íntegra da entrevista.