O estande do Projeto AGORA na edição de 2010 do Salão do Automóvel vai fazer uso de tecnologia de ponta para disseminar os benefícios do carro flex e da produção e uso de etanol em grande escala no Brasil. Através de telas interativas, um cinema 3-D, ferramentas multimídia intuitivas e um concurso que vai premiar o vencedor com um carro flex zero quilômetro, os visitantes terão a oportunidade de conhecer melhor o que está por trás do combustível renovável mais bem-sucedido do mundo, que é o etanol de cana-de-açúcar produzido no Brasil.
Na “Sala Interativa,” diversas telas sensíveis ao toque (touch screen) apresentarão uma série de informações ilustradas a respeito da produção e uso de etanol no Brasil e do número crescente de novas vertentes tecnológicas que envolvem a cana-de-açúcar. A Usina Virtual, ferramenta intuitiva que vem gerando filas em eventos no Brasil e no exterior, detalha em segmentos de vídeo e em alta definição o funcionamento de uma usina de processamento de cana. Versões com narração em português e inglês estarão disponíveis.
No “Cinema 3-D,” um filme de 5 minutos será apresentado continuamente, mostrando a evolução e o sucesso do carro flex no mercado brasileiro desde seu lançamento em 2003, e a expansão no uso do etanol para importantes categorias do automobilismo brasileiro, como a Stock Car, e internacional, como a Fórmula Indy e o Rally Dakar.
Por fim, o visitante poderá testar seus conhecimentos sobre o etanol no “Labirinto Canavial,” um verdadeiro labirinto com telas de vídeo espalhadas por um canavial transportado do campo para o Anhembi. O participante que responder seis perguntas sobre o etanol no menor tempo até o final do Salão, ganhará um automóvel flex zero quilômetro de sua escolha. Mais detalhes e o regulamento completo do concurso estão no site www.labirintocanavial.com.br.
“Todo este sistema de interatividade virtual servirá para que as pessoas recebam informações completas sobre o etanol e, deste modo, estejam mais preparadas para disputar o concurso Labirinto Canavial,” observa Tarcísio Maia, diretor comercial da Blumer Art Interativa, empresa que desenvolveu a integração dos recursos tecnológicos usados no estande do Projeto AGORA. “O desafio foi produzir um formato de apresentação geral que fosse atrativo e transmitisse todo o conteúdo de forma inovadora,” acrescenta o executivo.
Indo além da tecnologia, o estande do Projeto AGORA também inclui um estúdio das rádios Eldorado AM e FM, emissoras do Grupo Estado que juntas vão transmitir mais de 100 horas de programação ao vivo, direto do Salão do Automóvel. Além disso, quatro veículos representativos do uso crescente do etanol também serão exibidos:
• Um carro da Stock Car Brasil, principal categoria do automobilismo nacional, que voltou a competir com etanol na temporada deste ano;
• Um carro da Fórmula Indy, que utiliza exclusivamente etanol desde 2007 e adotou o etanol brasileiro de cana-de-açúcar a partir de 2009 – a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das 19 empresas e entidades que participam do Projeto AGORA, é a fornecedora oficial de etanol para a Indy;
• A pick-up Mitsubishi do piloto Klever Kolberg, que conquistou o segundo lugar na edição 2010 da principal competição off-road do país, o Rally dos Sertões, que este ano teve carros competindo com etanol nas primeiras quatro colocações;
• Um Bentley Continental Supersports, primeiro carro da categoria dos ‘superesportivos’ a adotar a tecnologia flex no mundo.
Todas as atrações do estande estarão à disposição dos visitantes do Salão do Automóvel entre 27 de outubro e 7 de novembro, no Centro de Convenções do Anhembi em São Paulo. O “Labirinto Canavial” está posicionado imediatamente à frente dos portões de entrada para o evento.
O diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, explica que todo o esforço por trás do estande do Projeto AGORA, dos elementos tecnológicos ao concurso, teve como foco principal a conscientização do público sobre a importância do etanol, que vai muito além da economia no custo do combustível.
“Os ganhos também são ambientais, tecnológicos e econômicos através da geração de empregos, desenvolvimento que impacta mais de mil municípios e divisas essenciais para a balança comercial do país através da exportação,” explica Altieri, frisando que o conjunto de atrações do estande vai contribuir para que o visitante entenda melhor por quê o mundo valoriza e admira a solução brasileira para substituir um combustível fóssil, a gasolina, por um renovável, o etanol.