fbpx

ANP faz substituição do nome Álcool Comum por Etanol

0
6 de março de 2009

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou nesta sexta-feira (06/03/2009), no Rio de Janeiro, a audiência pública para discutir a permissão para o uso da palavra Etanol nas bombas dos postos de combustível no lugar do nome Álcool Comum.

A agência recebeu no período de um mês 15 manifestações da sociedade sobre o tema, todas favoráveis ao uso da palavra Etanol. As manifestações foram de 13 entidades ligadas ao setor sucroenergético, uma do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) e outra da própria ANP. Agora todas as manifestações sobre o tema serão examinadas pela agência, que tem 30 dias para tomar a decisão final.

O diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Pádua Rodrigues, que defendeu a mudança do nome, ressaltou a importância da adoção da palavra etanol gradativamente nas bombas de combustível, para não confundir os clientes dos postos. “O consumidor precisa ser informado que o produto não mudou e não mudará em nada. Apenas o nome foi modificado”, defendeu Rodrigues.

Pedro Luciano, executivo do Fórum Nacional Sucroalcooleiro, ressaltou a importância de se eliminar confusões devido aos múltiplos usos da palavra álcool, que vão muito além do combustível, ou seja, como matéria-prima para a indústria e mesmo como substância contida em bebidas alcoólicas.

Se a medida for aprovada pela ANP, os postos terão as opções de usar as duas palavras ou apenas etanol nas bombas do biocombustível.