fbpx

ANP lança obra especializada no mercado de combustíveis no Brasil

3 de dezembro de 2012

Uma radiografia ampla dos principais aspectos da produção, distribuição e revenda de combustíveis no Brasil. Esse é o objetivo principal do livro “Combustíveis no Brasil: desafios e perspectivas,” lançado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A obra contém diversos artigos organizados pelo ex-diretor da agência, Allan Kardec Dualibe, inclusive um de autoria do diretor técnico e então presidente interino da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Antonio de Padua Rodrigues.

Em seu conjunto, os artigos incluídos na obra abordam os principais impactos econômicos, sociais, tecnológicos e estratégicos do mercado de combustíveis do País. Lançada pela Synergia Editora oficialmente na quinta-feira (29/11), em coquetel para 300 convidados na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro (RJ), a obra tem 297 páginas divididas em 16 capítulos, elaborados por diversos especialistas.

Para Rodrigues da UNICA, autor do capítulo “Perspectivas para o etanol no Brasil e no mundo”, o novo livro (R$ 80,00,) oferece “uma visão abrangente sobre os diferentes elos da cadeia de combustíveis, o que amplia o acesso à informação sobre um dos setores econômicos mais importantes para o desenvolvimento da economia brasileira.”

Segundo Allan Kardec, o livro foi idealizado para ajudar no debate sobre um segmento que atualmente tem carência de literatura e estudos confiáveis. “Trata-se de uma publicação que não apresenta uma visão exclusiva da ANP, mas de todos os agentes que compõem este mercado,” destaca o ex-diretor, que deixou a ANP dias antes do lançamento. Além da UNICA, entidades como a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liqüefeito de Petróleo (Sindigás) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) também marcam presença na obra, em artigos elaborados por seus representantes e dirigentes.

A UNICA foi representada no lançamento pelo coordenador de Comunicação Regional da entidade em Ribeirão Preto, Sérgio Prado. Na oportunidade, ele ouviu de Alan Kardec Dualibe uma avaliação otimista sobre os desafios que o setor sucroenergético nacional vem enfrentando e as perspectivas de uma retomada no crescimento da produção de etanol no País. ”Acredito que o etanol recupere sua competitividade no curto prazo, mas é preciso vencer gargalos como o da logística, um problema que encarece custos em todos os estágios do mercado de combustíveis,” observou o executivo.

Também presente no lançamento, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, autor do capítulo “A distribuição de combustíveis e lubrificantes no Brasil,” defendeu a adoção de políticas públicas especificas para a indústria do etanol. “Estamos vivendo um momento de dificuldade na definição de medidas por parte do Governo, mas confio que tudo vai se resolver em breve,” afirmou.

Outro desafio para o desenvolvimento da cadeia sucroenergética é a qualificação de novos técnicos da ANP, responsáveis por fiscalizar a qualidade do etanol produzido no Brasil. Para o superintendente de Fiscalização do Abastecimento da ANP, Carlos Orlando Enrique da Silva, “é preciso formar profissionais que acompanhem a crescente demanda pelo biocombustível. Para isso, será fundamental trabalhar em conjunto com as entidades representativas deste segmento, como é o caso da UNICA.”

Para adquirir o livro “Combustíveis no Brasil: desafios e perspectivas,” visite o site da Synergia Editora ou escreva para comercial@synergiaeditora.com.br.