fbpx

Área de cultivo de cana será duplicada até 2020

0
15 de janeiro de 2008

O presidente da Unica, Marcos Jank, afirmou que a área de cultivo da cana-de-açúcar será duas vezes maior até 2020, durante entrevista a internautas no chat do Portal Terra, nesta segunda-feira (14). A hipótese de que a expansão provoque desmatamentos foi descartada por Jank, que declarou que as novas plantações serão em pastagens degradadas da região Centro-Sul. Além disso, novas tecnologias deverão contribuir para obter ganhos de produção. ?Estamos trabalhando para melhorar a produtividade das áreas de cultivo que já temos atualmente?, disse o presidente da Única.

A co-geração de energia pelas usinas foi outro tema abordado no chat. Jank falou sobre o potencial da cana para a produção de excedentes de eletricidade no País. ?Hoje, as usinas são auto-suficientes em energia, graças à produção de eletricidade por meio da queima do bagaço e da palha. A mesma tecnologia poderá gerar mais eletricidade do que a Usina Hidrelétrica de Itaipu, até 2015.?

O presidente da Unica também apresentou estudos que mostram que a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, feita no Brasil, é mais eficiente do que o processo que tem o milho como matéria-prima, realizado nos Estados Unidos. Jank respondeu ainda questões sobre responsabilidade social, competitividade e comércio exterior, além de falar sobre a importância da tecnologia Flex Fuel para a expansão do uso do etanol como combustível automotivo no Brasil.