fbpx

Artigo sobre o Bonsucro é finalista em premiação na Holanda

20 de julho de 2012

Um artigo sobre a iniciativa Bonsucro, uma das mais importantes certificações globais de sustentabilidade para a cana-de-açúcar e seus produtos, ficou entre os cinco melhores do Premio Best Paper Award, realizado no final de maio em Wageningen, na Holanda. A premiação fez parte da 10a Conferência Internacional sobre Gerenciamento de Redes e Cadeias de Wageningen (10th Wageningen International Conference on Chain and Network Management -127th EAAE Seminar).

De autoria da pesquisadora Pa\ula Moura, do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), em parceria com o professor Fabio Chaddad, da Universidade de Missouri, dos Estados Unidos, o texto detalha a estrutura de governança do Bonsucro, dando destaque à influência positiva que a entidade trouxe para a indústria da cana-de-açúcar.

“A iniciativa Bonsucro abriu as portas do mercado internacional para o setor sucroenergético do Brasil, e no meu artigo procurei detalhar isso. A presteza da equipe da entidade e os dados disponíveis facilitaram a pesquisa e contribuíram para o bom resultado obtido no seminário holandês,” destaca Moura.

Para Luiz Fernando do Amaral, gerente de Sustentabilidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e integrante do conselho do Bonsucro por três anos, o reconhecimento internacional e o interesse de pesquisadores brasileiros demonstram a seriedade dos critérios estabelecidos pela certificação. “Ao longo desses sete anos de existência, o Bonsucro estabeleceu uma agenda séria de diálogo entre as diferentes partes interessadas para implementação de melhores práticas produtivas,” explica.

Para Amaral o sucesso da iniciativa explica também a rápida adesão de empresas do setor. “Hoje já são 16 usinas certificadas no País. Porém, para o processo continuar se aprofundando são necessários agora compromissos do lado da demanda”, argumenta Amaral.

Antes chamada de Better Sugarcane Initiative, ou BSI, a iniciativa Bonsucro está sediada em Londres, Inglaterra, onde atua como um fórum internacional reunindo produtores, ONGs, traders, redes varejistas, empresas e investidores empenhados no melhoramento contínuo da produção da cana.