fbpx

Assembleia Legislativa paulista homenageia fornecedores de cana no Dia do Agricultor

10 de agosto de 2012

Cinquenta pequenos e médios produtores agricolas, todos fornecedores de cana-de-açúcar para o Grupo Guarani, foram homenageados em sessão solene aberta ao público na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) observando o Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho. O evento foi realizado na segunda-feira (06/08) no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek.

Os fornecedores de cana foram convidados para representar cerca de 17 mil pequenos e médios agricultores que fornecem cana no Estado de São Paulo e a importância da atividade, para o setor sucroenergético e para o desenvolvimento do País.

Diversas lideranças políticas prestigiaram o evento, entre elas o presidente da Alesp, deputado estadual Barros Munhoz, que abriu a sessão; o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB); a secretária de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Mônika Bergamaschi; o deputado estadual Fernando Capez (PSDB); e o coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o ex-ministro e da Agricultura Roberto Rodrigues.

Representaram o setor sucroenergético o presidente interino da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues; o coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético, Luiz Custódio Cotta Martins; o presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana), Ismael Perina Jr.; e o conselheiro da UNICA e diretor-presidente do Grupo Guarani, Jacyr da Costa Filho.

Em discurso, Costa exaltou a valorização do cooperativismo agrícola, que descreveu como parte do DNA da empresa que dirige: “Valorizamos o trabalho do agricultor e reconhecemos a sua importância para a nossa companhia. Cerca de 70% da cana-de-açúcar da Guarani vem de fornecedores agrícolas e por essa razão, incentivamos e ajudamos a desenvolver esse trabalho.”

Para o autor da proposta de homenagem aos fornecedores de cana e condutor da sessão solene, o deputado estadual Itamar Borges (PMDB), “os produtores rurais impulsionam e movimentam a agricultura, geram renda e emprego em todo País, respeitam a terra e prosperam vendo crescer as culturas para produção de alimentos e combustível.”

O Dia do Agricultor foi criado em 1960 pelo Decreto nº 48.630, que define: “o País deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola; é justiça reverenciar aqueles que se dedicam ao cultivo da terra, transformando em riqueza dinamizada as dádivas naturais.”