Depois de Ribeirão Preto (fevereiro), Bauru e Lençóis Paulista (março), Piracicaba (abril) e Presidente Prudente (fevereiro), chegou a vez da região de Assis receber os cursos de requalificação profissional que integram o Projeto RenovAção. Nesta quinta-feira (10/06), duas turmas formadas por 64 trabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana-de-açúcar nas usinas Nova América, Zilor, Água Bonita e Cocal instaladas na região, iniciaram, no município de Quatá (SP), treinamentos para as funções de Eletricista de Colhedora e Mecânico de Trator.
O Projeto RenovAção foi desenvolvido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), com patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Case IH e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para viabilizar a realização dos cursos em Quatá, o RenovAção teve o apoio da Prefeitura Municipal, que reformou uma escola municipal para abrigar as turmas do projeto. “É uma honra receber esta iniciativa em nossa cidade. Seremos apoiadores em tudo o que for necessário,” ressalta Marcelo Pechio, prefeito da cidade.
A iniciativa, inédita no setor sucroenergético mundial, beneficiará sete mil pessoas ao ano, entre trabalhadores de operações manuais da cana-de-açúcar e integrantes de suas comunidades. O RenovAção foi criado para preparar os cortadores para o fim do corte manual da cana, atividade que está sendo gradativamente substituída pela mecanização da colheita, resultado das práticas adotadas no Protocolo Agroambiental. O documento, firmado em 2007 entre os setores privado e público, de adesão voluntária para as empresas, estabelece padrões de sustentabilidade e estipula prazos para o fim do uso do fogo e a adoção da colheita mecanizada no Estado até 2017.
O lançamento oficial do Projeto RenovAção em Assis foi realizado nas dependências da usina Zilor em Quatá. Entre outros convidados, participaram da cerimônia o presidente da Nova América e conselheiro da UNICA, Roberto Rezende Barbosa, o gerente de Processos Industriais Corporativo da Cosan, Eduardo Calishman, o gerente Agrícola da Zilor, João Paulo Martins, a pscóloga da usina Água Bonita, Cleide Costa Silva Aizzo, e o gerente de manutenção automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Marília, Antônio Henckes. O Senai de Marília será o responsável pelo treinamento dos trabalhadores em Quatá. A assessora de responsabilidade social corporativa da UNICA, Maria Luiza Barbosa e o representante da entidade em Ribeirão Preto, Sérgio Prado, também participaram do evento.