fbpx

Associadas da UNICA dominam ranking de Maiores e Melhores

16 de agosto de 2010

Entre as dez empresas do setor sucroenergético nacional incluídas no ranking anual “Maiores e Melhores” da Revista Exame para 2009, seis, inclusive as três primeiras colocadas, são associadas da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). A lista é desenvolvida pela revista com base na análise de uma série de fatores, como lucro, patrimônio líquido, vendas e riqueza criada por empregado.

As associadas à UNICA que figuram no ranking são Usina Colombo (1º lugar); Usina São Luiz (2º); Cosan Açúcar e Álcool (3º); Usina Bela Vista (5º); Usina Pitangueiras (6º); e Usina Barra Grande (8º). “A qualidade e a credibilidade do trabalho da Exame na elaboração das Maiores e Melhores é algo amplamente reconhecido dentro e fora do Brasil, o que só aumenta nosso orgulho ao ver nossas associadas sendo reconhecidas,” afirmou o presidente da UNICA, Marcos Jank.

Gilberto Colombo, da Usina Colombo, dona da marca de açúcar Caravelas, explica que “como a empresa está capitalizada, tivemos tranqüilidade para obter um bom desempenho”. Em sua análise, a Revista Exame cita a entrada em operação, em 2009, da terceira usina do grupo, em Santa Albertina, no interior de São Paulo.

Para Pedro Mizutani, vice-presidente geral do Grupo Cosan, a terceira colocação no ranking é fruto da crescente profissionalização das empresas do setor sucroenergético de uma forma geral: “Reflete o momento pelo qual passamos, o profissionalismo que a Cosan vem adotando e que nos coloca na vanguarda deste sucesso.”

A difícil transição de 2009, um ano de crise, para 2010, foi lembrada pelo diretor administrativo e financeiro da Usina Pitangueiras, José Pedro Andrade. “Muitas empresas mudaram a gestão administrativa. No nosso caso, trabalhamos muito a eficiência industrial e o relacionamento com fornecedores, além de um forte controle de custos,” afirmou.

“Aparecer no ranking ao lado de empresas consolidadas no setor demonstra que a estratégia de negócios da Zilor, baseada na diversificação do portfólio e em uma estrutura financeira sólida e diferenciada, trouxe resultados positivos para a empresa”. Assim reagiu o diretor-presidente da Zilor e conselheiro da UNICA, Antonio José Zillo, à presença da Zilor entre as Maiores e Melhores da Exame.

Veja, abaixo, a tabela com as dez empresas do setor sucroenergético nacional incluídas no ranking anual “Maiores e Melhores” da Revista Exame: