Dez usinas associadas à União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) foram homenageadas durante o primeiro Seminário Regional do Etanol Mais Verde, realizado no dia 28 de junho, em Catanduva. A menção honrosa foi um reconhecimento pelo bom resultado alcançado em projetos e programas sobre o uso de defensivos agrícolas. Os certificados foram entregues por Juliana Augusto Cardoso, Coordenadora de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, representando o Governo do Estado de São Paulo.

O evento, que teve a participação de mais de 80 representantes do setor sucroenergético, tem o objetivo de aproximar usinas e fornecedores de cana-de-açúcar da equipe técnica das secretarias de estado. Segundo a secretária executiva do Etanol Mais Verde, Renata Camargo, cada evento regional terá enfoque em uma das dez diretivas técnicas do protocolo. “A ideia é levar conhecimento técnico de maneira acessível para usinas e fornecedores, esclarecendo as melhores práticas de sustentabilidade que poderão ser desenvolvidas para cada uma das diretivas do Etanol Mais Verde”, ressaltou.

O seminário realizado em Catanduva teve como tema “Boas Práticas no Uso de Agrotóxicos” e contou com apresentações do diretor do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo, Rafael de Melo Pereira, que falou sobre o GEDAVE, e da pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), Leila Dinardo-Miranda, que falou sobre o manejo integrado de pragas.

Os participantes também conheceram o projeto Polinizar, desenvolvido pela COFCO International, uma das iniciativas de destaque do seminário. Eles visitaram as colmeias do apicultor Maurício Rodrigues, que destacou a importância de se desenvolver um canal de comunicação entre usinas, apicultores e empresas de aviação agrícola. De acordo com o apicultor, depois da parceria com a usina, que incluiu treinamentos e profissionalização de apicultores da região, a identificação da localização das colmeias e o aviso prévio da usina em caso de pulverização aérea, a produtividade de suas colmeias mais que dobrou.

USINAS

COFCO International Brasil S/A – Unidade Catanduva

COFCO International Brasil S/A – Unidade Potirendaba

Usina São Francisco S/A

Usina Santo Antonio S/A

Usina Açucareira São Manoel S.A

Tereos Açúcar e Energia Brasil S.A. –   Unidade Cruz Alta

Tereos Açúcar e Energia São José S.A.

São Martinho S/A – Usina São Martinho

São Martinho S/A – Usina Iracema

São Martinho S/A – Usina Santa Cruz

ASSOCIAÇÕES

Associação Rural dos Fornecedores e   Plantadores de Cana – CANAUSSU

Associação dos Fornecedores de Cana da   Região de Bariri – ASSOBARI

Associação dos Fornecedores de Cana de   Araraquara – CANASOL

FORNECEDORES

Fornecedor Paulo de Araújo Rodrigues e   Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba – SOCICANA

Fornecedor Otávio de Freitas Tavares e   Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo –   CANAOESTE