fbpx

Associadas e diretor da UNICA recebem Prêmio MasterCana 2016

24 de agosto de 2016

Em noite de gala, executivos das maiores empresas e entidades do setor sucroenergético do Centro-Sul, região que responde por aproximadamente 90% da produção nacional, foram distinguidos com o Prêmio MasterCana Centro-Sul 2016, tradicional honraria concedida há 28 anos para profissionais de destaque na indústria da cana.

Na edição deste ano, nove companhias filiadas à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), assim como o diretor Técnico da entidade, Antonio Padua Rodrigues, escolhido pela segunda vez como “Líder do Ano”, receberam as homenagens durante o evento organizado pelo Grupo ProCana na segunda-feira (22/08), no Espaço Golf, em Ribeirão Preto (SP).
Emocionado com a homenagem, Padua, que aos sete anos de idade já cortava cana manualmente para ajudar no orçamento familiar, confessa ter recebido a premiação com um forte sentimento de responsabilidade. “Estou certo de que terei que redobrar meus esforços para não desmerecer esta homenagem. Não posso negar uma certa dose de orgulho: em mais de 40 anos de carreira neste segmento, tudo o que fiz teve origem numa crença inabalável na pujança da nossa indústria”, afirma.

Natural de Rio das Pedras (SP), Padua, como é mais conhecido, é considerado um dos profissionais mais respeitados do setor. Ao longo de mais de três décadas, destacam-se principalmente suas atuações como coordenador de Administração e Finanças do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar) e como supervisor Administrativo-Financeiro dos projetos financiados pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério da Indústria, Comércio e Tecnologia.

De 1983 a 1990, participou da implantação do Sistema de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (SPCTS) junto aos fornecedores de cana. Integrante da equipe da UNICA desde 1990, Padua, que exerce o cargo de diretor Técnico da entidade desde 2003, assumiu, em 2012, a presidência interina da UNICA, cujo trabalho lhe rendeu naquele mesmo ano a primeira indicação do Prêmio MasterCana como “Líder do Ano”.

Premiação

São Martinho, Guarani, Odebrecht, Biosev, Pitangueiras, Cerradinho, Viralcool, Nardini, São José da Estiva foram as companhias e unidades laureadas com o Prêmio MasterCana Centro-Sul deste ano. Em conjunto, processaram cerca de 120 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra passada (2015/2016). O volume equivale à 20% da moagem da região Centro-Sul e à 18% da verificada em todo o Brasil.

Dentre as personalidades premiadas, além do diretor da UNICA, reconhecido como “Líder do Ano”, também receberam os títulos de “Executivo do Ano” e “Empresário do Ano”, respectivamente, o presidente da Bevap, Lodovico Trevizan Filho, e o fundador e presidente do Conselho de Administração da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), José Francisco de Fátima Santos.

Outra categoria de destaque foi a de “Profissionais do Ano”. Nela, cinco executivos receberam o troféu MasterCana 2016: o diretor Executivo do Grupo Humus e da Usina Vertente, Hugo Cagno; a diretora de Gestão de Pessoas e do departamento Trabalhista e de Sustentabilidade do Grupo São Martinho, Márcia Cubas; o diretor de Produção da usina Coruripe, Carlos Henrique Pereira Marques; o gerente Industrial da Odebrecht (usina Eldorado), Geraldo Donizetti de Oliveira Homem; e o gerente da Divisão Industrial da Bevap, Fernando Cesar Calsoni.

A atuação das entidades de produtores e fornecedores de cana no Centro-Sul do País também mereceu premiação durante o evento. A vencedora na modalidade “Destaque Institucional” foi a Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), que representa 33 associações de pequenos e médios produtores de cana em cinco 5 estados (São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás).

Na categoria “Destaque Entidades do Setor”, o prêmio foi entregue à Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), à Cooperativa dos Plantadores de Cana de Piracicaba (Coplacana) e à Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana).

Fenasucro & Agrocana

Todos os anos, o MasterCana integra e abre a programação da Fenasucro & Agrocana, a maior feira mundial do segmento canavieiro, que de hoje até o final desta semana reunirá, no cômputo geral, mais de 30 mil participantes do Brasil e outros 43 países no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP).

Além do público geral, é garantida a presença de diversos empresários, bancos, trades, lideranças políticas, associações, ONGs, fornecedores de equipamentos, serviços e outros agentes que representam 75% da produção sucroenergética no Brasil. A expectativa de geração de negócios é de R$ 2,8 bilhões.