Uma das grandes promessas do atletismo do Quênia, o corredor Abraham Kiplagat, e a também queniana campeã da Meia Maratona de Foz do Iguaçu (PR) em 2011, Dorcas Jepchirchir Kiptarus, serão as grandes atrações da 13ª edição da Corrida Internacional Matilat Nardini, marcada para o dia 19 de agosto para a cidade de Catanduva (SP). Mais de 600 atletas, entre amadores e profissionais, já confirmaram participação na tradicional prova de 10 quilômetros, que tem apoio institucional da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
Entre os atletas brasileiros confirmados está o catanduvense Altobeli Santos da Silva, integrante da Equipe Matilat Nardini que obteve a quarta colocação no ano passado. Hoje com 21 anos, ele conta que resolveu ingressar no atletismo profissional após ver uma propaganda da corrida enquanto trabalhava pelas ruas de sua cidade natal. “Eu entregava panfletos para uma rede de supermercados quando vi um anúncio sobre a prova. Fiz a inscrição, conquistei um bom resultado e na semana seguinte o treinador da equipe da Matilat Nardini me procurou. Assim começou a minha carreira,” relembra Silva.
Desde 2009, o atleta vem acumulando títulos. Em seu ano de estréia, já ostentava a marca de terceiro melhor do País nos 5.000 metros rasos na categoria juvenil. No ano seguinte foi campeão dos Jogos Regionais de Ilha Solteira (SP), logo chegando à Seleção Paulista de Atletismo e tornando-se vice-campeão brasileiro dos 3.000 metros com obstáculos na categoria Sub-23. Atualmente, Silva é o primeiro no ranking nacional dessa categoria, resultado de um esforço diário de até quatro horas de treino, seis dias por semana.
Realizada anualmente desde 1999 pela Nardini Agroindustrial, associada à UNICA, e pela Laticínios Matilat, a Corrida Internacional Matilat Nardini integra o grupo de provas pedestres da Federação Paulista de Atletismo e serve como seletiva para a Maratona de São Silvestre. Os organizadores oferecem R$ 4 mil em prêmios aos primeiros colocados, premios adicionais para os dois primeiros colocados por idade e para colaboradores do Grupo Aurélio Nardini. Todos os participantes recebem medalhas e camisetas alusivas ao evento.
KIDS
Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos também participam do evento com a realização da Corrida KIDS. Todos os participantes concorrem a sorteios de diversos brindes. As inscrições para todas as categorias terminam no dia 10 de agosto.
Além do apoio da UNICA, a 13ª edição da Corrida Internacional Matilat Nardini tem a colaboração da prefeitura de Catanduva e das empresas: Tetra Pak, New Holland Agriculture, TV Bandeirantes, Bradesco, Fundição Moreno, Coopercitrus, INTL FCStone, Mustang TGM, Credicitrus, Equipalcool, Volvo-Lapônia, Ultragaz e JP Informática.