fbpx

Atuação internacional da entidade é destaque na Fenasucro

30 de agosto de 2010

Um espaço para que as pessoas conheçam melhor o trabalho internacional desenvolvido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em particular as atividades dos escritórios de Washington e Bruxelas, na divulgação do uso de energias renováveis em favor do açúcar e do etanol brasileiro. Esta será uma das novidades para os visitantes que passarem no stand da entidade na XVIII Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira e a VIII Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar (Fenasucro&Agrocana), uma das maiores feiras do setor sucroenergético, que ocorre na cidade de Sertãozinho (SP) entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro.

No stand de 70 metros quadrados haverá telões, painéis e outros recursos interativos para facilitar a compreensão de importantes conquistas para a globalização do etanol feito a partir da cana.  Outro atrativo será a Usina Virtual, onde é possível assistir de forma interativa todo o processo produtivo de uma usina de cana-de-açúcar.

“Pouco se sabe ainda, infelizmente, todo o esforço que fazemos para tornar o etanol de fato uma comodity global. A Fenasucro será uma oportunidade de expor isto e discutir com o público,” diz o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri.

Ele lembra que neste ano, por exemplo, obteve-se uma importante vitória neste sentido, quando a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency, EPA) atestou o etanol de cana como biocombustível renovável de baixo carbono. De acordo com a EPA, o etanol brasileiro reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 61%, quando comparado à gasolina. O percentual do etanol de milho, produzido nos Estados Unidos, ficou em 20%.

Essas e outras campanhas lideradas pela entidade serão apresentadas na Ala Internacional do stand da UNICA durante a Fenasucro. A expectativa dos organizadores é de que mais de 30 mil pessoas visitem os 450 estandes de um dos maiores encontros mundiais do setor sucroenergético.

Nesta segunda-feira (30/08), a UNICA participa também do Fórum de abertura da Fenasucro&Agrocana, que acontece no Teatro Municipal de Sertãozinho. O representante da entidade em Washington (EUA), Joel Velasco, integra uma mesa redonda, da qual participam também o cônsul geral da China no Brasil, Sun Rongmao; o cônsul geral da Índia no Brasil, J.K. Tripathi; e o presidente da European Bioethanol Fuel Association, Lutz Guderjahn, para discutir as iniciativas internacionais do setor sucroenergético.