11 de fevereiro de 2020

A Atvos, entre as maiores produtoras de etanol do país, obteve suas primeiras certificações no Renovabio, para as Unidades Conquista do Pontal, em São Paulo, Rio Claro, em Goiás, e Santa Luzia e Eldorado, ambas no Mato Grosso do Sul. As auditorias consideraram quase 100% da cana produzida por essas unidades e, por isso, a Atvos tem potencial para emitir cerca de 1,3 milhão de CBIOs (créditos de descarbonização) por safra.

“A gestão de emissões de gases de efeito estufa realizada pela Atvos desde 2012, possibilitou alcançarmos uma elegibilidade elevada no processo de certificação para o etanol produzido nas unidades.” explica Amaury Pekelman, vice-presidente de relações institucionais e sustentabilidade da Atvos.

O número de CBIOs que pode ser comercializado pelas três unidades já certificadas da Atvos representam cerca de 30% do total disponível no RenovaBio.* Outras cinco unidades agroindustriais da Atvos estão em processo de certificação, com a etapa de consulta pública de notas concluída e aguardando validação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Ao produzir etanol e energia a partir da biomassa de cana-de-açúcar, a Atvos contribui com a agenda climática global, pois o uso de seus produtos em substituição aos combustíveis fósseis evita emissões de gases do efeito estufa. Na safra passada de 2018/19, as emissões evitadas pelas quatro unidades certificadas totalizaram o equivalente a 2,9 milhões toneladas de CO2. Todas as unidades da empresa evitaram o lançamento de 5,5 milhões de toneladas de CO2.

Sobre a Atvos

Com mais de 10 mil funcionários e presente em cinco polos produtivos localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, a Atvos atua desde 2007 na produção de etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da biomassa de cana-de-açúcar. A empresa tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar VHP e 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar. Na safra de 2018/2019, a empresa voeu 26,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar que geraram 2,08 bilhões de etanol, 212 mil toneladas de açúcar VHP`e 1,9 mil Gwh de energia exportada. www.atvos.com

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Motor a etanol é bem recebido por pilotos da Fórmula Indy

Cerimônia de premiação do Prêmio TOP ETANOL será no dia 7 de junho

Está marcada para o dia 7 de junho a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio TOP ETANOL, que será realizada na casa de eventos Via Funchal, em São Paulo. Iniciativa do Projeto AGORA, o Prêmio TOP ETANOL vai contemplar os melhores trabalhos acadêmicos, fotográficos e jornalísticos sobre o tema “Agroenergia e Meio Am

ler mais
Motor a etanol é bem recebido por pilotos da Fórmula Indy

Ministro do Meio Ambiente da Itália elogia produção de energia BR

“São Paulo é um laboratório global para o desenvolvimento de tecnologias voltadas à bioenergia,” afirmou Corrado Clini, ministro do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália, durante evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) realizado na terça-feira (19/06) no Pavilhão da Itália no Parque dos Atletas

ler mais