Os Estados Unidos produziram, em abril, 238 mil barris diários de etanol, de acordo com levantamento da Energy Information Administration (EIA), volume que representa aumento de 9% em comparação com os 218 mil barris de abril do ano passado, sendo um novo recorde mensal, informou a Renewable Fuels Association (RFA), organização que reúne os produtores norte-americanos.
“Apesar das condições econômicas estarem favoráveis à mistura, diante da queda do preço do álcool e do aumento do preço do petróleo, a demanda por etanol caiu novamente em abril”, afirmou Bob Dinneen, que defende o estabelecimento do padrão de combustíveis renováveis dentro da lei de energia.
Em junho, entrou em operação a East Kansas Agri Energy LLC, em Garnett, Kansas, com capacidade de produção de 35 milhões de galões de etanol (132,5 milhões de litros) ao ano. Atualmente, as 88 usinas dos Estados Unidos têm capacidade de produção de quase 3,9 milhões de galões (14,8 bilhões de litros) ao ano. Existem 15 plantas e construção e três grandes ampliações, o que representa capacidade de produção adicional de 950 milhões de galões (3,6 bilhões de litros).