A safra de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil apresentou um crescimento em produto (açúcares totais) de 13,9%, sendo 10,14% na moagem de cana, 17% na de açúcar e 11,2% na produção de álcool.
Isso resultou numa produção de 371 milhões de t de cana contra 336,9 da safra anterior, 25,8 milhões de t de açúcar contra os 22,0 milhões do último período e 15,9 bilhões de litros de álcool, superando os 14,3 bilhões de litros da última safra. O mix de produção entre os produtos foi de 50,4% para álcool e 49,6% para açúcar, compatíveis com os números apresentados na previsão inicial de maio de 06, revisada em setembro de 06.
Para o presidente da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Eduardo Pereira de Carvalho, os números confirmam a confiabilidade das previsões da entidade e se devem à metodologia empregada, com imagens de satélite e pesquisa de campo, cuja concretização é fruto de parcerias da Unica com o CTC ? Centro de Tecnologia Canavieira; Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Cepea/Esalq-USP.
O crescimento de 1 bilhão de litros no consumo de álcool hidratado foi anulado pela redução de 1 bilhão de litros no de anidro, resultado da redução da mistura de álcool na gasolina de 25% para 20% em março de 2006, teor que foi aumentado para 23% em novembro.
Para a safra 07/08, a expectativa é de que grande parte da produção de cana seja destinada à produção de álcool, resultando, portanto, numa safra mais alcooleira que a atual.
A palestra apresentada à imprensa está diponível no icone PALESTRAS E APRESENTAÇÕES (vide home do site)