Uma votação inédita, que resgata algumas das melhores campanhas publicitárias dedicadas a veículos equipados com motor flex, chega ao final na próxima segunda-feira (18/04) e a peça vencedora será reconhecida como destaque da edição 2011 do tradicional Prêmio Best Cars, organizado pela Revista Carro. A votação é aberta e pode ser feita através do site da Motorpress Brasil, editora que publica a edição brasileira da Revista Carro. Concorrem peças criadas desde 2003, quando o carro flex foi lançado no mercado brasileiro.
No total, estão concorrendo na categoria “Melhor Campanha Flex” dez peças publicitárias, oito filmes para televisão e dois anúncios para revistas, criados para as montadoras FIAT, KIA, Honda, Mitsubishi, Toyota e Volkswagen. Os trabalhos foram criados pelas agências Click, Leo Burnett, Moma Propaganda, África Propaganda, Dentsu e AlmapBBDO.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Motorpress e o Projeto AGORA, uma das principais iniciativas de comunicação e marketing integrado já realizadas no agronegócio brasileiro, com participação de nove empresas e 11 entidades ligadas à cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Para Leandro Pampin, gerente de marketing da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), que participa do AGORA, a premiação foi concebida para disseminar a mensagem de que em nenhum lugar do mundo o consumidor tem tanta liberdade de escolha na hora de abastecer o seu veículo como no Brasil, já que pode optar pelo etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
“Este prêmio foi idealizado para reconhecer peças publicitárias que melhor comunicaram ao público a vantagem econômica e ambiental do carro flex, que hoje já representa quase 50% dos automóveis leves em circulação no Brasil. Além disso, a premiação incentiva as montadoras e agências a continuar investindo na promoção dessa tecnologia,” explica Pampin.
Premiação
Além do troféu Best Cars, os profissionais da agência responsável pela campanha mais votada e da respectiva montadora receberão dois ingressos VIP cada, para o Grande Prêmio de Fórmula Indy do Brasil, marcado para o dia 1º maio no circuito do Anhembi, em São Paulo. Trata-se de uma cortesia da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), uma das patrocinadoras oficiais da Fórmula Indy. Outros dois ingressos VIP serão entregues a um leitor que participou da votação. O critério para escolha do leitor será um concurso cultural, organizado pela Revista Carro.
Para Isabel Reis, vice-presidente da Motorpress Brasil Editora, “a Melhor Campanha Flex como categoria do Best Cars é um caminho para que o verde brote no coração de todos: fabricantes e usuários de automóveis”. O vencedor será anunciado na cerimonia de entrega do Premio Best Cars, marcada para o dia 19 de maio na sede da Fecomércio de São Paulo.
O Prêmio
O “Best Cars” tem como principal diferencial a participação direta dos leitores da Revista Carro, que elegem marcas e modelos que foram destaques do ano por meio de cupons publicados nas edições da revista. A cada ano, os leitores participantes da votação concorrem também a um carro zero km. Na edição de 2011, o prêmio foi um Novo KIA Sportage.
Desde 2007 a premiação no Brasil faz parte de uma ação maior promovida pelo Grupo Motorpress International em diversos países europeus, por meio de publicações como Auto Motor Und Sport (Alemanha), Auto Hoje (Portugal), Automovil (Espanha) e L’Automobile (França).