Os primeiros resultados do Projeto RenovAção, que em quatro meses já requalificou profissionalmente 520 cortadores de cana para outras funções dentro ou fora da indústria canavieira, foram elogiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apoiador do maior programa de requalificação de trabalhadores já implantado pelo setor sucroenergético mundial. Na primeira quinzena de junho (08/06), Javier Pavón del Rio, consultor em Energia, e Paulo de Lanna Barroso Jr., especialista em Transportes da instituição foram a Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, para conferir de perto o andamento dos cursos oferecidos pelo RenovAção.
“Apoiamos uma série de iniciativas na área de bicombustíveis sustentáveis em mais de 15 países, mas esta é a nossa primeira participação em termos de requalificação de trabalhadores da indústria da cana,” observa Barroso Jr.
Alunos do RenovAção aprendem nova profissão no Senai de Ribeirão Preto (Foto: Fernando Battistetti)Os visitantes estiveram na usina São Martinho, associada à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) na região, para verificar a qualidade da parte prática dos cursos, e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde são ministradas as aulas teóricas do RenovAção. “Fiquei impressionado com o esmero e dedicação dos professores e alunos. O sentimento de interesse e encantamento por estarem descobrindo um novo mundo é percebido em todas as salas de aulas,” ressalta o representante do BID.
A visita dos técnicos do BID foi acompanhada pela assessora de responsabilidade social corporativa da UNICA, Maria Luíza Barbosa, e pela assistente de coordenação do Projeto Renovação, Aline Silva. O programa visa manter a empregabilidade dos cortadores de cana que gradativamente estão sendo substituídos por máquinas colhedoras. O projeto apoiado pelo BID foi criado pela UNICA em 2009 juntamente com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), com o patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Grupo Case.
Barroso Jr., confere de perto como funciona uma colhedeira de cana
“O BID considera os biocombustíveis como um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico. Queremos ajudar esta indústria a se fortalecer e se ampliar de forma sustentável, replicando essa experiência em vários países da região,” finaliza Barroso Jr.
Até outubro serão dois mil trabalhadores rurais capacitados profissionalmente, entre cortadores de cana e pessoas ligadas às comunidades das seis principais regiões canavieiras do Estado de São Paulo. Em 2010, o RenovAção pretende requalificar até sete mil pessoas.
O Projeto já foi implantado em quatro regiões do interior paulista: Ribeirão Preto (fevereiro), Bauru e Lençóis Paulista (março), Piracicaba (abril) e Assis (junho). No decorrer do segundo semestre, os cursos serão realizados em São José do Rio Preto e Araçatuba.
Scorecard
Além de apoiar a requalificação profissional de trabalhadores que atuam no corte manual da cana, o BID também se preocupa com a expansão sustentável da produção dos biocombustíveis em outros países. Para analisar a sustentabilidade de alguns projetos de combustíveis renováveis, o BID criou o “Biofuels Sustainability Scorecard”, uma ferramenta capaz de fornecer informações online sobre os impactos e riscos econômicos, sociais e ambientais de projetos voltados à produção de combustíveis renováveis em determinadas regiões da América Latina e Caribe. Criada originalmente em 2008, o Scorecard avalia questões sensíveis como direitos indígenas, emissões de carbono, mudanças no uso da terra e segurança alimentar, entre outras categorias.
Etanol que faz sentido
Por meio do vídeo “Etanol que faz sentido”, produzido pelo BID com versões em inglês e espanhol, e postado no site da instituição no final de 2009, a entidade revela como a produção de combustíveis renováveis pode ser sustentável sem competir com a de alimentos. A mecanização da colheita, processo que deu origem ao Projeto RenovAção, é um exemplo citado como avanço no setor sucroenergético brasileiro.
O BID destaca também o pioneirismo e a sustentabilidade da indústria brasileira de biocombustíveis usando como modelo a usina de Ituiutaba (MG), ligada à Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CNAA), uma das quase 130 associadas à UNICA. Em outro vídeo, intitulado “Costa Rica aposta no etanol”, o Banco demonstra como a bem sucedida experiência brasileira inspira outros países a desenvolver programas de energias alternativas a partir de uma fonte renovável, como é o caso da cana-de-açúcar.