undefinedA Coca-Cola Brasil anunciou, nesta quinta-feira (25/03), o lançamento de garrafas PET produzidas com 30% de etanol derivado de cana-de-açúcar. O Brasil é o primeiro país da América Latina a comercializar as embalagens feitas com bioplástico. Na avaliação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a decisão da Coca-Cola em utilizar garrafas PET de etanol é um importante e decisivo avanço para a indústria de biocombustíveis no País.
“Trata-se de um notável exemplo de inovação tecnológica e de eco-eficiência, além de abrir um importante e crescente mercado para o etanol brasileiro,” enfatizou Marcos Jank, presidente da UNICA, durante o evento de lançamento da iniciativa realizado hoje no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ).
A chamada “PlantBottle”, garrafa de origem vegetal, substitui 30% de sua matéria-prima de origem fóssil, o petróleo, por etanol. “Os plásticos fabricados com insumos obtidos de fontes renováveis, frequentemente chamados de bioplásticos, apresentam duas vantagens relevantes: economizam recursos fósseis e contribuem para a mitigação dos gases de efeito estufa,” explica Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA.
De acordo com um levantamento realizado pela UNICA, a produção de cada lote de 10 milhões de “PlantBottle”, com capacidade para dois litros, representa uma redução de aproximadamente 550 toneladas de gás carbônico (CO2), principal causador do efeito estufa. Por esta estimativa, essa redução equivale ao que seria possível absorver da atmosfera, em um ano, com o plantio de 78.540 árvores nativas.
“A ‘PlantBottle´ fará parte de um mercado em expansão para os bioplásticos, que deverá representar em poucos anos uma demanda por etanol superior a 1,5 bilhão de litros/ano. Trata-se, portanto, de um novo e importante mercado, com potencial para gerar mais de 18 mil empregos no setor sucroenergético,” prevê Jank. Segundo ele, caso o Brasil venha a se tornar uma plataforma mundial para a produção da matéria-prima, essas cifras podem ser maiores ainda.
A nova garrafa começará a ser comercializada em abril, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 500ml e 600 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre.
Além do presidente da UNICA, o evento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa; do vice-presidente de Técnica e Logís