fbpx

Brasil e União Européia estreitam relações

0
3 de julho de 2007

 Em 04/07, será realizada a primeira Reunião de Cúpula entre Brasil e União Européia (UE), para lançar uma Parceria Estratégica.


Na ocasião, a UE será representada pelo presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, e pelo primeiro-ministro português, José Sócrates; enquanto o Brasil será representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os membros da comitiva brasileira está Hermelindo Ruete de Oliveira, conselheiro da Unica.


A Parceria Estratégica entre Brasil e UE está baseada em proposta apresentada pela Comissão Européia em maio passado, que incentiva uma cooperação estreita a nível dos desafios globais como a luta contra a pobreza e a desigualdade, as questões ambientais (em especial as alterações climáticas, as florestas, a gestão da água e a biodiversidade), os recursos energéticos sustentáveis, o reforço da estabilidade e prosperidade na América Latina e a cooperação na integração regional com o Mercosul.


A primeira visita do presidente Lula à Comissão em Bruxelas, no dia 05/07, logo após a reunião, e a sua participação na Conferência Internacional dos Biocombustíveis, consolidarão o início de uma nova era nas relações UE-Brasil, informa a União Européia.


A Conferência Internacional dos Biocombustíveis, que se realizará em 05 e 06 de julho, contará, no primeiro dia, com a participação do presidente da Unica, Marcos S. Jank, na sessão “Meio Ambiente e Biocombustíveis: riscos e benefícios da produção e do uso”.