fbpx

Brazilian Business Affairs: etanol de cana do Brasil é fabricado

18 de agosto de 2011

Os processos agrícolas e industriais de fabricação de açúcar e etanol em uma usina brasileira foram observados de perto pelo diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Rogério Bellini, e pelo gerente do Brazilian Business Affairs (BBA), o português Rui Faria da Cunha. O BBA é um escritório mantido pela Apex-Brasil em Bruxelas, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que possam afetar as exportações brasileiras.

A visita à usina São José, do Grupo Zilor, foi organizada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), no dia 11 de agosto.  “Quem quiser se informar sobre a produção de cana no Brasil rapidamente concluirá que aqui o etanol é fabricado de forma sustentável, e que não causa desmatamento na Amazônia”. A frase é do gerente do BBA, Rui Faria da Cunha, que viajou de Bruxelas (Bélgica) até a cidade de Macatuba, interior de São Paulo, para conhecer a usina.

“Um dos objetivos do projeto desenvolvido pela Apex-Brasil em parceria com a UNICA é difundir a produção de energia limpa e renovável, estimulando a inovação, geração de empregos e o desenvolvimento tecnológico de empresas como a usina São José,” afirma o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini.

“O Brasil tem muito a oferecer nesse campo, com a flexibilidade de produzir eletricidade, açúcar e etanol em uma mesma planta industrial, aproveitando quase a totalidade da matéria-prima da cana-de-açúcar,” completa e executivo.

Durante a visita, os convidados conheceram o processo de mecanização da colheita da cana e as diferentes etapas industriais que transformam a planta em açúcar, bioeletricidade e combustível automotivo. Além de Rui Faria da Cunha e Rogério Bellini, o grupo que visitou a usina São José foi composto por Eduardo Caldas, gestor de projetos da Apex-Brasil, Alinne Oliveira, analista de negócios da CNI, Luana Maia, relações institucionais da UNICA e Jeanine Souza, coordenadora do projeto UNICA-Apex-Brasil.