Um novo nome para uma nova fase. Com essa justificativa, foi divulgada no final de 2010 a mudança no nome da Better Sugarcane Initiative (BSI), que passa a ser conhecida como Bonsucro. O anúncio foi feito durante a 4ª Conferência Anual da BSI, realizada em novembro em Porto Rico.
Iniciativa sem fins lucrativos, criada para estabelecer princípios e critérios socioambientais para as regiões de cultivo de cana em todo o mundo, a antiga BSI, agora Bonsucro, tem entre seus objetivos o desenvolvimento de uma certificação mundial para a produção sustentável de cana-de-açúcar e seus produtos. A entidade funciona como um fórum de diálogo internacional reunindo produtores, traders, redes varejistas, ONGs e investidores empenhados na produção sustentável.
Segundo o gerente de meio-ambiente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e integrante do conselho da Bonsucro, Luiz Fernando do Amaral, a mudança do nome marca o fim da primeira fase de trabalho da BSI, dedicada ao desenvolvimento de padrões sociais e ambientais para a produção de cana-de-açúcar no mundo, trabalho completadeo ao longo de 2010: “Com o nome Bonsucro, começa também uma nova fase, que é a oferta do resultado desse trabalho ao mercado, em um novo programa de certificação já submetido para aprovação pela União Européia.”
Entre os membros do Bonsucro estão organizações não-governamentais como a WWF, Ethical Sugar e Solidaridad e companhias como Cargill, British Sugar, Bacardi Limited, Cadbury Schweppes, Shell, British Petroleum, Coca-Cola e Cosan, além da UNICA.
O trabalho de adoção de um novo nome envolveu empresas e entidades associadas, assim como agências profissionais de branding. A alteração também evita confusão com a British Standars Institution, entidade que surgiu em 1901 e também é conhecida como BSI.