fbpx

Campanha publicitária irá associar o uso do etanol a outras atitudes sustentáveis

12 de agosto de 2008


A partir de 18 de agosto de 2008, uma campanha desenvolvida pela agência de publicidade Talent passará a associar o etanol a outras atitudes sustentáveis, como o plantio de árvores ou a reciclagem de lixo. A idéia é facilitar o entendimento sobre a importância do etanol brasileiro, que vai além da vantagem de preço em comparação com a gasolina, e passa pelos benefícios ambientais.



A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), que reúne os 110 principais produtores de cana-de-açúcar da região Centro-Sul, responsáveis por 60% da produção do setor sucroalcooleiro no Brasil – investiu na campanha criada pela Talent, que lança uma marca para o etanol.



A estratégia é mostrar que a opção pela utilização do etanol como combustível é uma escolha simples, que pode ser feita no dia-a-dia e que traz resultados tão positivos quanto outras ações sustentáveis. A comunicação reforça que, além de ser uma energia limpa e renovável, o etanol aumenta o rendimento dos veículos.



A campanha é composta por um filme, anúncios, spots, ações de Internet e uma cartilha que, de forma prática, objetiva e bem-humorada, aborda os benefícios do produto para o usuário e para o meio ambiente (para assistir ao filme, ver os anúncios e ouvir os spots de rádio, visite o site da campanha www.etanolverde.com.br – leia mais sobre o site abaixo). Com a assinatura "Etanol: uma atitude inteligente", a campanha terá veiculação nos principais mercados nacionais.



“A campanha desenvolvida pela Talent é mais uma iniciativa da UNICA para mostrar os benefícios do etanol de cana como alternativa de combustível renovável. Em outras ações semelhantes, já veiculamos anúncios em veículos dos Estados Unidos e da União Européia com esse mesmo objetivo (clique aqui e saiba mais), já que o Brasil detém a melhor tecnologia capaz de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, além de ser comprovadamente a melhor opção comercial aos combustíveis fósseis”, destaca Marcos Jank, presidente da UNICA.



O ibope do etanol



Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da UNICA, mostra que o consumidor brasileiro prefere usar apenas um tipo de combustível em seu veículo e, desse total, a maioria – 78%  – prefere o etanol. “Trata-se de uma alternativa viável, que agrada cada vez mais o consumidor em função do baixo custo na bomba e da enorme redução na emissão de gases causadores do efeito estufa deste combustível verde”, afirma o presidente da UNICA, Marcos Jank.



A pesquisa foi realizada em 2007 nas principais capitais das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste. Foram ouvidas 1.080 pessoas proprietárias de automóveis e taxistas, das quais 62% disseram preferir colocar apenas um combustível no tanque. O percentual é cinco pontos percentuais superior ao índice verificado na pesquisa anterior, de 2006, quando a preferência pelo álcool era de 50% entre os que optam por usar somente um tipo de combustível.



Já os consumidores que alternam combustíveis totalizaram 26% dos pesquisados, contra 25% na pesquisa anterior, enquanto o percentual daqueles que misturam chegou a 12%, contra 18% em 2006. A opção pelo etanol prevalece em todos os grupos de consumidores. Entre aqueles que alternam combustível no tanque do carro, o etanol é preferido por 56% dos consumidores, enquanto entre os pesquisados que disseram misturar combustíveis, o etanol ganha a preferência de 64%.



Etanol verde, o site da campanha



Todas as peças publicitárias da campanha estão disponíveis no endereço www.etanolverde.com.br. O site foi criado para apoiar a nova campanha publicitária do setor sucroenergético brasileiro e também mostrar, de forma interativa, a importância dos combustíveis renováveis como forma de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, principalmente o gás carbônico (CO2).



O Carbonômetro do site mostra o número de árvores que teriam de ser plantadas para obter a mesma redução de emissões de CO2 que o Brasil já conseguiu por conta do uso do etanol. Para o professor da USP, José Goldemberg, “o Carbonômetro mostra que ações individuais estão entre as principais ferramentas que temos para ajudar a preservar o planeta em que vivemos”.



O etanol permite uma redução de até 90% na emissão de CO2, em comparação com o uso da gasolina, ao longo de todo o ciclo de produção e utilização do produto. Isso é possível porque o etanol brasileiro é obtido a partir da cana, um vegetal que absorve gás carbônico durante seu crescimento através da fotossíntese.



Além de áreas interativas para fazer perguntas, como o Mural, a Calculadora CO2 permite que cada motorista faça uma medição da quantidade de gases de efeito estufa que seu veículo emite. A calculadora indica este resultado, depois de uma rápida pesquisa, em que o motorista informa o modelo de seu carro, o combustível utilizado para abastecê-lo e o volume de combustível utilizado ou as distâncias percorridas em quilômetros, durante um mês.



Desenvolvido para a UNICA pela Dualtec Informática, o site reúne todas as peças publicitárias da campanha deste ano, incluindo o vídeo, os spots de rádio, os banners animados, os anúncios impressos e também a cartilha, criada para explicar a importância dos pequenos hábitos cotidianos que beneficiam a Natureza, além de um filme mostrando o making of do comercial de TV.