fbpx

Campanha sobre a cana-de-açúcar lançada pela Solidaridad em Londres

18 de outubro de 2013

Uma nova campanha lançada pela organização não governamental internacional Solidaridad no dia 14/10 ilustra a heterogeneidade das condições de produção de cana no mundo e mostra o que pode ser feito para melhorar a sustentabilidade do setor em várias partes do mundo. Assim a assessora sênior da Presidência para Assuntos Internacionais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Géraldine Kutas, avaliou a campanha “How to change the world with sugarcane, let’s turn a new leaf” (Como mudar o mundo com a cana-de-açúcar – vamos virar uma nova página) após participar do evento de lançamento.

A iniciativa visa estimular empresas a se comprometerem com esforços para desenvolver uma cadeia de fornecimento de matéria-prima que seja mais sustentável. Vista como a cultura do futuro, a cana só terá seu potencial explorado por meio do empenho da indústria e de todos os seus stakeholders com a melhoria de sua produção, segundo a Solidaridad.

“A campanha apresenta desde casos em que as condições de trabalho são mais rústicas em países mais pobres até as mais desenvolvidas que servem de exemplo, como é o caso do Brasil. Mas, com a mensagem central de que o envolvimento de todos é fundamental para o cultivo da cana trazer impactos positivos para a sociedade como um todo,” diz Kutas.

Em sua participação no lançamento da campanha, a assessora da UNICA apresentou a experiência brasileira que, segundo ela, passou por mudanças consideráveis na década de 70 com o Proalcool, que tinha como objetivo substituir em larga escala os combustíveis derivados de petróleo por etanol. “Hoje o Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar e o segundo produtor e primeiro exportador de etanol, graças ao seu investimento nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental,” afirmou.

Kutas também abordou a importância da mecanização nos canaviais e, principalmente, dos quase 22 mil trabalhadores que foram requalificados nos moldes do Projeto RenovAção, que prevê o treinamento especializado de trabalhadores em seis das maiores regiões produtoras de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, tendo a Solidaridad como um dos parceiros.

“A cana no Brasil continua seu caminho para aprimorar a sustentabilidade, pois além do açúcar e do etanol, essa matéria-prima está sendo cada vez mais utilizada em diversos outros produtos, sempre com menor impacto ambiental,” concluiu Kutas.

Assista a apresentação de Géraldine Kutas no lançamento da campanha.