A Secretaria da Agricultura e Abastecimento divulgou neste mês de julho (2008) o levantamento realizado em 2007 sobre o Valor da Produção Agropecuária (VPA), no Estado de São Paulo.
Segundo os dados, o VPA total do estado atingiu R$ 31,8 bilhões, tendo a cana-de-açúcar como o seu principal produto, com participação de 36%. Em 2006, a cana tinha obtido uma participação de 45% no VPA paulista e, em 2005, de 37,5%.
O estudo foi realizado com base nos 16 pólos regionais em que se dividiu o estado para o acompanhamento das cadeias de produção dos agronegócios pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (leia mais em “Os pólos regionais e o estudo de VPA”).
Nos quatro primeiros pólos do ranking estadual do VPA, a cana-de-açúcar lidera como o produto de maior valor regional em 10 dos 16 pólos.
No pólo da Alta Mogiana (de Colina), líder do Estado, o valor da cana-de-açúcar correspondeu a 65,2% do VPA da região e no pólo do Centro Leste (de Ribeirão Preto), a 55,4% (veja quadro abaixo).
Para o diretor-técnico da UNICA, Antonio de Pádua Rodrigues, os resultados mostram o importante papel desempenhado pelo setor sucroalcooleiro na economia paulista.
“A cana-de-açúcar é o carro-chefe da agricultura paulista, porque representa mais empregos para milhões de pessoas, mais arrecadação de impostos e um forte estímulo a uma série de negócios diretos e indiretos aos seus produtos: açúcar, etanol e bioeletricidade”, acrescentou Pádua.
Os seis pólos que não tiveram a cana-de-açúcar como o principal produto em 2007 foram: Sudoeste Paulista (Capão Bonito), com o milho detendo 17,4% do VPA regional; Sedes (Campinas), ovo de galinha, com 11,9%; Alta Sorocabana (Presidente Prudente), carne bovina, 43,1%; Leste Paulista (Monte Alegre do Sul), laranja para indústria, 13,6%; Vale do Ribeira (Pariquera-Açu), banana, 63,8%; e Vale do Paraíba (Pindamonhangaba), carne bovina, 33,9%