fbpx

Capacidade de usinas de cana já chega à metade de Itaipu

0
22 de fevereiro de 2008

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 118 empreendimentos interessados em participar do Leilão de Energia de Reserva, que será promovido pelo governo no dia 30 de abril. Todas as usinas inscritas geram energia elétrica térmica a partir de biomassa (bagaço e palha de cana-de-açúcar e resíduos vegetais).

“A capacidade de potência inscrita no leilão corresponde a 50% da capacidade de potência instalada na usina de Itaipu”, concluiu Onorio Kitayama, consultor de bioeletricidade da UNICA, com base no total de 7.811 MW divulgados pela EPE. “Em termos de energia, equivale a 40% de Itaipu, em função de Itaipu ter um fator de capacidade maior do que o das térmicas a biomassa”, complementa o especialista.

Segundo a EPE, o leilão contará com dois produtos para negociação: um para entrega a partir de 2009 e outro para 2010 em diante. O volume de oferta será de 6.711 MW para 2010 e de 1.869 MW para fornecimento a partir de 2009. A oferta efetiva, porém, ficou em 7.811 MW, porque 21 dos 118 empreendimentos se cadastraram duas vezes, ofertando um total de 769 MW para ambos os anos.

Os contratos do leilão serão realizados na modalidade de disponibilidade de energia, com prazo de vigência de 15 anos. De acordo com a EPE, a contratação de energia de reserva para o Sistema Interligado Nacional (SIN) tem como objetivo principal aumentar a segurança e a garantia de fornecimento de energia elétrica ao País.

O leilão contratará energia de reserva apenas de empreendimentos geradores que acrescentem garantia física ao SIN e que ainda não tenham entrado em operação comercial. Além de organizar o leilão, o governo pretende criar condições para que mais usinas termelétricas movidas à biomassa de cana-de-açúcar possam participar do processo e ser incorporadas ao SIN.