undefinedAs vendas de carros flex representaram 92% do total de automóveis licenciados em março, mês final da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automotivo promovido pelo Governo Federal. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), foram comercializados 296.363 veículos bicombustíveis de um total de 332.296 unidades vendidas, o que representou um crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2009.
Para o consultor de emissões e tecnologia da UNICA, Alfred Szwarc, “o aumento nas vendas de veículos flex se deve principalmente ao fim do desconto do IPI.” Ele explica que a performance dos carros felx nas vendas segue a média dos últimos meses, “pois mantém-se na faixa dos 90% do total comercializado.”
Em março, por causa do fim da redução do IPI, a procura por veículos leves nas concessionárias cresceu 37% em relação a fevereiro deste ano, ou 120.844 unidades adicionais vendidas no mercado interno.
A decisão do Governo Federal de desonerar temporariamente o imposto sobre os carros flex foi anunciada em dezembro de 2008 e prorrogada em novembro de 2009. O objetivo, segundo nota oficial do Ministério da Fazenda na época, foi “preservar empregos e promover um ajuste gradual na produção e nas vendas do setor automotivo”, barateando temporariamente a compra de automóveis novos.
Marca histórica
No início de março (04/03), a produção dos veículos flex atingiu a marca recorde de 10 milhões de unidades. Na oportunidade, a UNICA ressaltou que o número representa um marco histórico para a indústria e de isto deve servir como estímulo para que as montadoras invistam mais na disseminação global do carro flex, replicando em seus países de origem o que foi feito no Brasil.
Desde que os carros bicombustíveis passaram a ser fabricados, o número de modelos disponíveis no mercado nacional cresceu gradativamente. Hoje são 70 modelos oferecidos por 11 montadoras que apostam no segmento de carros flex.
Nos dois primeiros meses de 2010, os modelos flex também representaram 22% do total de motocicletas vendidas no Brasil. Foram comercializadas 53.818 unidades bicombustíveis de um total de 242.342 motos. Em fevereiro, foram licenciadas 120.672 motocicletas no País, um crescimento de 13% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Deste total, 26.033 foram flex.
Em 2009, o mercado de duas rodas registrou o licenciamento de mais de 1,6 milhões de motos. A Honda é a única fabricante dos dois modelos flex disponíveis atualmente no Brasil: a CG 150 Titan Mix, lançada em março de 2009, e a NXR 150 Bros Mix, em setembro do mesmo ano.