fbpx

Carros novos terão etiqueta mostrando consumo de combustível

0
7 de novembro de 2008


Uma nova etiqueta, que aparecerá em carros novos vendidos em todo o País a partir de abril de 2009, vai orientar o consumidor sobre os níveis de consumo de combustível de cada veículo. Lançada em São Paulo nesta sexta-feira (07/11/2008) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a etiqueta faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, criado para apoiar o consumidor na hora de comprar um carro novo.


O programa é uma iniciativa do Inmetro em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), do Ministério de Minas e Energia, e conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).


A iniciativa é positiva, na avaliação do consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc. “O consumidor brasileiro terá a partir de agora um elemento a mais para escolher o veículo que irá adquirir. Por meio do selo do Inmetro, será possível distinguir os carros pelo rendimento energético, ou seja, pela economia de combustível”, afirmou.


“O interessante da metodologia é que a avaliação é feita com base no efetivo consumo energético, o que possibilita uma avaliação comparativa mesmo entre combustíveis com características diferentes”. No caso de veículos flex, haverá classificação do consumo energético pela média dos dois combustíveis, etanol e gasolina. “Serão apresentados os resultados com gasolina e etanol, tanto em ciclo estrada como ciclo urbano”, diz Szwarc.


O adesivo contém informações sobre a categoria de veículo, versão, motor e transmissão. “As flechas coloridas apontam a categoria de consumo do veículo, e variam de A até E. A letra A representa os veículos de maior economia. A letra E, os que consomem mais combustível”, esclarece Szwarc.


A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) será afixada voluntariamente pelas montadoras nos automóveis, permitindo ao consumidor comparar a eficiência energética entre modelos semelhantes. Caso não encontre a etiqueta nos carros, o interessado poderá verificar as informações desejadas nas tabelas do Inmetro, divulgadas anualmente e disponibilizadas nos pontos de vendas dos carros.


O evento de lançamento contou com a participação do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e do presidente do Inmetro, João Jornada.