fbpx

Cartilha sobre etanol vira objeto de estudo para jovens do interior de SP

0
20 de outubro de 2008


A influência positiva do uso do etanol de cana-de-açúcar como combustível na redução da emissão de gases de efeito estufa serviu de inspiração para um grupo de jovens do interior de São Paulo estudar medidas úteis para a preservação do meio ambiente. Uma cartilha que mostra os benefícios do etanol de cana-de-açúcar como fonte limpa e renovável de energia foi uma das principais fontes de informação dos alunos do 8º ano do Instituto Adventista São Paulo, na cidade de Hortolândia. O livreto foi preparado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e contém diversas dicas sobre como adotar ações favoráveis ao meio ambiente, começando pelo uso de etanol.

 


 


Os estudantes participaram de uma feira de ciências (15/10/2008) com enfoque nas emissões de gases de efeito estufa e alternativas para reduzir as mudanças climáticas, tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) a escolas do mundo inteiro. Com o titulo “SOS, o planeta pede vida”, o objetivo da ONU para este ano é fazer com que as instituições de ensino médio e fundamental incentivem este debate entre os jovens.


Falar sobre as iniciativas do setor sucroenegético no combate ao aquecimento global já era uma idéia antiga de Lucimara Martins, que há dez anos trabalha como professora de Ciência e Biologia no Instituto Adventista. Mas a concretização deste desejo tornou-se realidade somente após ela tomar conhecimento da cartilha criada e distribuída pela UNICA. “Esta cartilha veio no momento certo, pois explicou aos jovens, com uma linguagem simples e prática, o quanto a atividade canavieira ajuda na redução das emissões e na preservação ambiental”, ressaltou.


Segundo a professora, o interesse pelo tema mobilizou também a comunidade local que, além de assistir à apresentação dos estudantes e “se conscientizar sobre questões ligadas a preservação ambiental”, levou para casa pouco menos de 2.000 mil exemplares da cartilha da UNICA. “O que sobrou será distribuído em outras escolas da região”, completou Lucimara, que também revelou a surpresa demonstrada pelos moradores locais com os dados apresentados pelos alunos. “As pessoas não sabiam que o etanol de cana emite 90% menos CO2 em comparação com a gasolina”, explicou.


Na avaliação da professora, os alunos conseguiram passar a mensagem “do que é e de como se produz o etanol de cana”. Além de dados estatísticos que demonstram os benefícios econômicos, sociais e ambientais da produção e utilização do etanol no Brasil, os alunos também usaram algumas figuras da cartilha para decorar seus trabalhos e até em camisetas que vestiram durante as exposições.




Para obter a cartilha, basta entrar no site da campanha (clique aqui) e selecionar o ícone "cartilha".