Membros do Fórum Empresarial Brasil-Estados Unidos, que reúne grandes executivos e representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos, recomendaram que o governo americano elimine a tarifa de importação sobre o etanol de cana de açúcar produzido no Brasil. O pedido foi feito durante uma reunião que incluiu uma rápida visita do presidente americano, Barack Obama, no escritório do assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jim Jones, em Washington, nesta terça-feira (21/07/09).
De acordo com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, o presidente americano disse ao grupo que deseja ter uma relação mais forte com o Brasil, especialmente no tocante ao comércio bilateral. “Ele proferiu o que eu considero um discurso forte e importante”, disse a ministra após o encontro. Também participaram da reunião o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, além do secretário de comércio dos EUA, Gary Locke.
Concebido pelos governos do Brasil e dos EUA em 2008, o Fórum se reúne pelo menos uma vez a cada seis meses com o propósito de fazer recomendações aos governos dos dois países e reforçar o comércio e os investimentos bilaterais. Nas reuniões mais recentes, o grupo trouxe à tona a questão da tarifa de importação do etanol, mas não concluiu nenhuma recomendação específica sobre o tema até agora.
A parte americana do Fórum é liderada pelo presidente da Cummins, Tim Solso, enquanto a brasileira é presidida pelo empresário Josué Silva, da Coteminas, uma das maiores empresas do setor têxtil do País. Entre alguns novos integrantes (veja a tabela abaixo) que substituíram membros do Fórum que se aposentaram está o CEO da empresa de petróleo Anadarko, James Hackett, que no passado se posicionou fortemente contra a tarifa americana de importação do etanol.
Segundo Solso, os participantes do Fórum sugeriram que os dois países comecem uma negociação no âmbito de um novo acordo comercial e de investimentos, na direção de um pacto comercial mais amplo em um futuro próximo. O vice-conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Michael Froman, afirmou que os dois governos devem explorar essa possibilidade. O grupo também examinou formas de cooperação para desenvolver fontes renováveis de energia em função do aquecimento global.
O governo americano impõe uma tarifa de US$ 0,54 por galão (3,78 litros) de etanol importado do Brasil, o que eleva os preços do biocombustível feito de cana de açúcar. Isso tira a competitividade do etanol brasileiro e reduz sua presença no mercado americano em grande escala.
FÓRUM EMPRESARIAL BRASIL – ESTADOS UNIDOS
REPRESENTANTES AMERICANOS
REPRESENTANTES BRASILEIROS
James Hackett
Presidente & CEO – Anadarko Petroleum
Carlos Alberto Vieira
Presidente – Banco Safra
Lee McIntire
Presidente & CEO – CH2M HILL
Jorge Gerdau Johannpeter
Chairman – Grupo Gerdau
William Rhodes
Chairman, Presidente & CEO – Citibank
José Luís Cutrale
Presidente – Suco cítrico Cutrale
Gregory Page
Chairman & CEO – Cargill, Inc.
José Roberto Ermírio de Moraes
Presidente – Votorantim Industrial
Muhtar Kent
Chairman & CEO – The Coca-Cola Company
Josué Christiano Gomes da Silva*
Presidente – Coteminas
Tim Solso*
Chairman & CEO – Cummins Inc.
Luiz Roberto Nascimento
Vice-Chairman – Camargo Corrêa
David Speer
Chairman & CEO – Illinois Tool Works Inc.
Marcelo Bahia Odebrecht
Presidente – Construtora Odebrecht
John Faraci
Chairman & CEO – International Paper
Marco Antonio Stefanini
Presidente – Stefanini IT Solutions
Greg Brown
Presidente & CEO – Motorola Inc.
Maurício Novis Botelho
Chairman – Embraer
Roger Agnelli
Presidente – Vale
*Chairperson