fbpx

Cerimônia marca a segunda fase do Projeto RenovAção em Pradópolis

31 de agosto de 2010

Mais de 800 pessoas entre trabalhadores rurais, empresários e representantes da indústria canavieira nacional se reuniram, nesta terça-feira (31/08), em Pradópolis, interior paulista, para a abertura da segunda etapa dos cursos de requalificação profissional que integram o Projeto RenovAção. Nesta nova fase, trabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana-de-açúcar e pessoas das comunidades locais farão treinamentos para atividades como panificação, horticultura, avicultura, processos artesanais de carnes, corte e costura.

“O sucesso deste evento representa na verdade o êxito do próprio Projeto, que mobilizou tantos trabalhadores que o prestigiaram. Além disso, demonstra o acerto das entidades e empresas parceiras que apostaram no trabalho,” afirma Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Além de inaugurar os cursos da segunda fase, o encontro, realizado no Ginásio de Esportes Constante Pavan, também serviu para a entrega de certificados de conclusão para alguns alunos formados no primeiro módulo do Projeto RenovAção. Em seis meses, de duas mil vagas disponibilizadas, 42% dos alunos já estão formados, 33% ainda estão em cursos e outros 25% serão treinados para as funções de motorista canavieiro, mecânico e eletricista de colhedora, soldador, torneiro mecânico e tratorista.

O RenovAção, uma das maiores iniciativas de requalificação de trabalhadores já implantadas pelo setor sucroenergético mundial, cujo objetivo é profissionalizar até sete mil trabalhadores por ano, é resultante de uma parceria da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp). O patrocínio é das empresas Syngenta, John Deere e Case IH, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Técnicos do Serviço nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) coordenam o treinamento teórico e prático dos cursos.

O diretor da UNICA destaca a iniciativa com um exemplo do comprometimento da cadeia produtiva sucroenergética com os trabalhadores e comunidades ligados da indústria de cana. “Graças ao envolvimento de 60 usinas  conseguimos treinar 1,5 mil alunos em seis regiões do Estado de São Paulo,” explica. De fevereiro até agosto deste ano, técnicos do SENAI já passaram por Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru e Lençóis Paulista, Presidente Prudente e Assis, Araçatuba e São José do Rio Preto.