fbpx

Chefe da Agência Ambiental dos EUA pede maior uso de etanol

1 de fevereiro de 2010

Lisa Jackson, chefe da Agência de Proteção ao Meio-Ambiente dos Estados Unidos (EPA)O uso de biocombustíveis avançados, capazes de reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa em pelo menos 40%, foi apontado pela chefe da Agência de Proteção ao Meio-Ambiente dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency,  EPA), Lisa Jackson, como parte de um plano estratégico em busca de uma economia mais sustentável. Ela fez o comentário durante o Auto Show, evento realizado em Washington de 27 a 31 de janeiro que teve participação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

“Os Estados Unidos (EUA) devem cumprir metas ambiciosas de energia que incluem baixos custos e emissões, preservando o direito de escolha dos consumidores”, afirmou Jackson em sua participação. O etanol de cana-de-açúcar foi apresentado pela UNICA com um dos meios para alcançar as ambiciosas metas de energia apontadas por ela.

Reconhecido como biocombustível avançado, o etanol de cana reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% se comparado à gasolina.

“Com este nível de redução de emissões, o etanol de cana do Brasil é o único biocombustível líquido disponível hoje que ultrapassa significativamente o requisito de redução de carbono das políticas de combustíveis renováveis dos EUA, como o mandato federal americano (Renewable Fuel Standard, ou RFS), e o Padrão de Combustível de Baixa Emissão de Carbono (ou LCFS, em inglês) da Califórnia, que terá início em 2011”, afirmou o representante-chefe da UNICA para a América do Norte, Joel Velasco.

Em sua 69ª edição, o Washington Auto Show mostrou cerca de 700 veículos de mais de 40 montadoras. Uma das principais atrações do evento foi a área de 19 mil metros quadrados chamada de Advanced Technology Superhighway (Autoestrada da Tecnologia Avançada), voltada para novas tecnologias em etanol e outros biocombustíveis, hidrogênio e carros elétricos, entre outras alternativas.

A participação da UNICA no Auto Show aconteceu como parte do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro de 2008.Trata-se de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.