fbpx

Câmara de Energia conclui curso sobre Regras de Comercialização

14 de outubro de 2009

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) concluiu o treinamento nesta última sexta-feira, dia 9/10, sobre Regras de Comercialização de Energia Elétrica para associados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O objetivo do curso era prover um entendimento sobre a comercialização de energia elétrica, especificamente para as usinas movidas à biomassa, além de fornecer uma visão geral sobre o modelo regulatório do setor elétrico, a contabilização e a liquidação de contratos no âmbito da CCEE.

“A importância do evento foi que, ao realizarmos o curso na UNICA, conseguimos formar turmas somente com representantes do setor sucroenergético. Desta forma, o trabalho foi idealizado com conteúdo próprio destinado às usinas que utilizam biomassa, o que motivou discussões de temas com foco na bioeletricidade”, avalia Zilmar de Souza, assessor de bioeletricidade da UNICA e coordenador do curso.

A parceria entre a UNICA e a CCEE foi firmada em julho deste ano, quando foi formada a primeira turma de associados para o curso, ministrado na sede da UNICA. Ao todo, mais de 60 associados freqüentaram o curso, que teve três turmas e duração de 24 horas cada, ao longo de três dias em São Paulo.

Tradicionalmente, esse evento é fornecido na CCEE, aberto para todos associados àquela Câmara, sendo as turmas formadas por representantes de várias empresas do segmento de geração de energia elétrica.