O lançamento da versão flex da Honda BIZ 125, o quarto modelo bicombustível lançado em menos de dois anos pela principal montadora de motocicletas do país, deve elevar a produção de modelos flex em 2011 para cerca de 55% da produção da empresa. Para Alfredo Guedes, do departamento de Relações Institucionais da Honda e engenheiro de fábrica onde o novo modelo será produzido, em Manaus, a reação do mercado brasileiro justifica a expansão.
“A ampliação desta linha de motocicletas se deve a dois principais fatores: excelente aceitação desses modelos pelo consumidor brasileiro e o forte engajamento da Honda quanto à questão da preservação ambiental,” afirma.
Para Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), “avaliando-se apenas os lançamentos flex feitos até agora pela montadora e observada a elevada participação da Honda no mercado, pode-se antever que as motos bicombustível representarão aproximadamente 45% do total das vendas neste ano”.
Atualmente a Honda detém 77,2% de participação nas vendas no mercado brasileiro de duas rodas. Szwarc acrescenta que “além de deixarem a concorrência para trás em relação à performance ambiental, as motos flex são produtos recheados com importantes inovações tecnológicas.”
Consumidor dita mercado
Lançada em 2005, a Honda BIZ 125 movida a gasolina já soma mais de 970 mil unidades comercializadas. Líder de vendas da categoria Family, a versão bicombustível introduzida agora sofreu alterações em aproximadamente 95% de seus componentes, principalmente em relação ao design.
Apesar de todas estas inovações, o preço da versão flex da BIZ 125 foi mantido: R$ 5.290,00 para a versão KS e R$ 5.890,00 para a versão ES, de acordo com informações da Honda para valores com base no Estado de São Paulo, sem inclusão de frete.
A Honda BIZ 125 Flex tem motor de até 9,1 cavalos (CV) de potência com o sistema de injeção eletrônica Programmed Fuel Injection (PGM-FI), que ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes. O câmbio, semi-automático, tem transmissão de quatro marchas e o tanque de combustível tem capacidade para 5,5 litros.
Linha flex
A CG 150 Titan, primeira motocicleta bicombustível produzida em série no mundo, já comercializou cerca de 290 mil unidades desde seu lançamento, em março de 2009. No caso da NXR 150 Bros, que ganhou o sistema flex em setembro do mesmo ano, as vendas ultrapassam as 151 mil unidades. O terceiro modelo da linha flex foi a CG 150 Fan, lançada em outubro de 2010.