12 de janeiro de 2016

A quantidade da cana-de-açúcar processada pelas empresas da região Centro-Sul alcançou 10,44 milhões de toneladas na segunda metade de dezembro, registrando crescimento expressivo em relação as 3,69 milhões de toneladas moídas em igual período na safra 2014/2015.
No acumulado desde o início da safra até 01 de janeiro de 2016, a moagem alcançou 594,08 milhões de toneladas, com aumento de 4,58% no comparativo com as 568,07 milhões de toneladas de cana-de-açúcar contabilizadas na mesma data de 2015.

Dados apurados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e demais sindicatos e associações do Centro-Sul indicam que 56 unidades produtoras iniciaram o ano de 2016 processando cana-de-açúcar. Deste total, 21 empresas devem encerrar a safra na primeira quinzena de janeiro e 13 na segunda metade do mês. As demais unidades têm a intenção de encerrar a safra 2015/2016 apenas em fevereiro ou março de 2016.

O diretor Técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, destaca que “na safra 2014/2015 as unidades encerraram a moagem de forma precoce, já no atual ciclo, com a maior disponibilidade de cana-de-açúcar, as usinas estenderam o período de processamento.” A quantidade de cana-de-açúcar a ser processada durante o período de entressafra pode ser considerada residual e dependerá fundamentalmente das condições climáticas observadas no período, acrescentou.

Produção de açúcar e etanol

A proporção de cana-de-açúcar direcionada para a fabricação de açúcar nos últimos 15 dias de dezembro atingiu apenas 32,29%.

Com isso, a produção de açúcar na segunda metade do mês alcançou 382,99 mil toneladas. A produção quinzenal de etanol, por sua vez, alcançou 506,11 milhões de litros, com 208,05 milhões de litros de etanol anidro e 298,07 milhões de litros de etanol hidratado.

Rodrigues enfatiza que “a produção de etanol anidro continuou em ritmo acelerado e atingiu cerca de 20 litros por tonelada de cana-de-açúcar processada na segunda metade de dezembro.”

No acumulado desde o início da safra 2015/2016 até 1º de janeiro, a fabricação de açúcar somou 30,56 milhões de toneladas, expressivo recuo de 4,35% em relação a igual período do ano anterior. A produção de etanol totalizou 27,17 bilhões de litros (16,67 bilhões de litros de etanol hidratado e 10,50 bilhões de litros de etanol anidro), 4,87% superior ao índice registrado até a mesma data da safra 2014/2015 (25,91 bilhões de litros).

Vendas de etanol

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul em dezembro somaram 2,52 bilhões de litros, com 178,96 milhões de litros direcionados para exportação e 2,34 bilhões de litros ao mercado interno.

No mercado doméstico, o volume de etanol hidratado comercializado pelos produtores do Centro-Sul atingiu 1,40 bilhão de litros, crescimento de 8,43% frente aos 1,30 bilhão de litros contabilizados em dezembro de 2014.

Já as vendas de etanol anidro ao mercado interno totalizaram 935,81 milhões de litros em dezembro, contra 804 milhões de litros apurados no mesmo mês de 2014. Este aumento nas saídas de etanol anidro se deve entre outros fatores à retração da safra na região Norte-Nordeste, demandando maior volume de transferências do Centro-Sul.

O diretor da UNICA alerta que “a taxa de crescimento das vendas de hidratado ao mercado doméstico era superior a 40% até setembro, alcançou 37,50% em outubro, 24,87% em novembro e caiu para 8,43% no último mês.” Esta retração na demanda e o maior volume de etanol produzido indicam um mercado em equilíbrio para os próximos meses de entressafra, acrescenta o executivo.

No acumulado de abril de 2015 até 1º de janeiro de 2016, as vendas de etanol alcançaram 22,89 bilhões de litros –  21,21 bilhões de litros destinados ao abastecimento doméstico e 1,68 bilhão de litros ao mercado internacional. O volume total comercializado na safra 2015/2016 representa um aumento de 23,78% em relação aos 18,49 bilhões de litros comercializados no mesmo período do ciclo anterior.

Baixe a tabela quinzenal da safra, aqui.

O realtório completo da safra está disponível no UnicaData, clique aqui.

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Parceria Brasil-EUA é estratégica para combate aquecimento global

Parceria Brasil-EUA é estratégica para combate aquecimento global

Responsáveis por aproximadamente 73% da produção mundial de etanol de primeira geração (1G), biocombustível que reduz em até 90% a emissão da CO2 em relação à gasolina, Brasil e EUA têm enorme potencial para aumentar a cooperação técnico-científica e promover tecnologias mais avançadas no combate ao aquecimento do planeta, conforme prevê o Aco

ler mais
Parceria Brasil-EUA é estratégica para combate aquecimento global

BSI passa a se chamar Bonsucro

Um novo nome para uma nova fase. Com essa justificativa, foi divulgada no final de 2010 a mudança no nome da Better Sugarcane Initiative (BSI), que passa a ser conhecida como Bonsucro. O anúncio foi feito durante a 4ª Conferência Anual da

ler mais