fbpx

Comercializadoras ligadas à Abraceel apoiarão Selo Energia Verde

8 de dezembro de 2015

Com esta nova parceria, o Programa de Certificação da Bioeletricidade vai ampliar a concessão do Selo Verde a consumidores que comprarem energia elétrica no ambiente livre, produzida a partir da biomassa da cana, por intermédio de qualquer uma das mais de 60 empresas filiadas à Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), cujas companhias representam 98% da energia transacionada pelas comercializadoras no Brasil. Um termo de adesão ao projeto, lançado em janeiro de 2015 pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em cooperação com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), será assinado no próximo dia 17 de dezembro durante um evento aberto ao público, na sede da UNICA, em São Paulo (SP).

O gerente em Bioeletricidade da entidade, Zilmar José de Souza, explica que a entrega do Selo de Energia Verde aos consumidores deverá observar determinadas diretrizes. “A UNICA condicionará o Selo para a unidade consumidora à obrigação de que a comercializadora responsável pela venda desta energia seja associada à Abraceel e tenha adquirido esta energia diretamente de uma usina sucroenergética certificada pelo Programa em contratos registrados na CCEE, que devem obedecer os requisitos de fornecimento de meio megawatts médio em contratos com duração mínima de seis meses”, comenta.

Segundo o executivo da UNICA, a expectativa é que a inserção do segmento das comercializadoras no Programa possa elevar o número de participantes de consumidores livres na iniciativa. “Atualmente, já foram emitidos quase 50 Selos para produtoras de bioeletricidade a partir da biomassa da cana e cinco Selos para consumidores livres que compram energia dessas usinas”, informa o especialista.

O total de energia que será fornecida em 2015 para o Sistema Interligado Nacional (SIN) pelas quase 50 usinas detentoras do Selo Energia Verde é equivalente a abastecer 3,5 milhões de residências pelo ano inteiro, ou o mesmo que evitar a emissão de três milhões de toneladas de CO2 no mesmo período.

Inscrições

As inscrições para o evento de adesão da Abraceel ao Programa de Certificação da Bioeletricidade são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados em participar da cerimônia, que acontecerá na sede da UNICA (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.179 – 11º andar), das 10h30 às 11h30, podem obter mais informações pelo e-mail bioeletricidade@unica.com.br.