Evolução comparando-se com a primeira edição, com maior densidade nos projetos apresentados: foi desta forma que profissionais em diversas áreas qualificaram o nível dos trabalhos expostos na 2ª edição do Prêmio TOP Etanol, voltado para o tema “Agroenergia e Meio Ambiente.” Quatro categorias foram analisadas: Fotografia, Jornalismo, Trabalhos Acadêmicos e uma nova categoria acrescentada este ano, Inovação Tecnológica. A premiação oficial acontece na noite de 06 de junho, no hotel Grand Hyatt São Paulo, após o primeiro dia do Ethanol Summit 2011, conferência global que será realizada no mesmo local.
“Na modalidade de Trabalhos Acadêmicos, os jurados tiveram grande dificuldade em apontar os vencedores tal a qualidade dos trabalhos inscritos. E isto mesmo após os jurados terem recebido o material com mais de um mês de antecedência,” observa Ruy Portilho, diretor da RP Consultoria, agência de criação e desenvolvimento de premiações responsável pela produção do TOP Etanol. Segundo o executivo, em 2011 foram examinados 258 trabalhos, número quase 20% superior ao verificado na primeira edição do prêmio.
Confira a seguir alguns depoimentos dos jurados sobre os trabalhos selecionados:
Jornalismo e Fotografia
Carlos Eduardo Lins da Silva, jornalista
“É importante que a sociedade conheça bem quais são as vantagens e potenciais desvantagens do uso de bioenergias como a cana-de-açúcar. O Prêmio estimula os profissionais de imprensa a produzirem reportagens de boa qualidade, que vão ajudar a informar o público para que ele possa tomar suas decisões.”
Gloriete Treviso, jornalista
“Foi difícil escolher o melhor trabalho pela boa qualidade das informações. Tenho a impressão que as pessoas ainda não perceberam a dimensão da cana-de-açúcar no Brasil. Com estas reportagens vemos que ela vai além do etanol e do açúcar. Hoje percebemos que a cana pode se transformar em tudo, até em plástico. As pessoas precisam ter esta dimensão e conhecer o potencial do Brasil nessa área de energias limpas.”
Niels Andreas Glogowski, fotógrafo profissional
“Até mesmo a própria comissão julgadora aprendeu bastante ao analisar os trabalhos inscritos. É um tema específico, mas muito atual e por isso é importante. Apesar de os temas serem aparentemente semelhantes, depende do fotógrafo realizar de uma maneira mais criativa e original.”
Roseli Tardelli, jornalista
“Mais pessoas precisam saber o que está acontecendo neste setor. A importância para o jornalista de um prêmio como este é justamente levar ao grande público essa informação. Por meio do Prêmio TOP Etanol conseguimos fazer com que as pessoas compreendam um processo que até hoje é restrito a um setor da economia e de empreendedores brasileiros.”
Inovação Tecnológica
Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA
“O Prêmio TOP Etanol vai além de uma premiação, que evidentemente é um reconhecimento por um bom trabalho. Nesta área tecnológica ele pode ser um indicador de tendências e um indutor do progresso. Na medida em que se identificam necessidades do setor e se aproveitam boas ideias, com os trabalhos oriundos da comunidade científica, a premiação pode contribuir para o progresso da ciência e tecnologia do País.”
Francisco Nigro, professor da USP
“O Brasil tem caminhado com projetos realmente de ponta, estamos fazendo a diferença com o etanol. Na área veicular estamos com a última tecnologia, somos mais atrevidos que outros países, temos nos posicionado para aplicação de situações nas quais outras nações ainda caminham na área científica, na tecnológica inicial. Temos dado um passo adiante e aplicado isso na prática e é isso que tem determinado a liderança brasileira no setor.”
Luiz Augusto Cortez, professor da UNICAMP
“O tema etanol é tão importante para a sociedade que merece por parte dos atores envolvidos nesta empreitada uma forma de mostrar para os cientistas, para os criadores de novas tecnologias, que eles têm a possibilidade de apresentar suas ideias de forma organizada. O TOP Etanol está bem colocado nas categorias avaliadas e eu espero que este seja um embrião, o começo de uma ideia, que dará frutos no futuro, de forma que o Brasil consolide sua competência e reputação neste campo tão importante.”
Trabalhos acadêmicos
Luiz Horta Nogueira
“Há uma grande quantidade de trabalhos de qualidade, isso é muito bom, pois indica uma comunidade acadêmica ativa e preocupada com estas questões, desenvolvendo trabalhos de graduação, pós-graduação e publicando. Não foi fácil escolher os melhores trabalhos.”
Geraldo Barros
“Os trabalhos são numerosos, tem um aspecto de quantidade que é importante sem dúvida, há muitos projetos sendo desenvolvidos nessa área em que o Brasil é líder. E a qualidade também está em um nível comparável internacionalmente. Aliás, muitos dos trabalhos foram realizados parcialmente no exterior, entre os submetidos há vários publicados no exterior em periódicos de renome, de qualidade inquestionável. Portanto, a abrangência dos trabalhos é excelente e atinge todas as demandas da área de pesquisa e da ciência.”
Isaías Macedo
“Tivemos trabalhos excelentes em todas as áreas: na análise, parte econômica, como na parte de tecnologia em si, tanto agrícola quanto industrial. Muitos dos trabalhos estão em um nível muito alto, e dentro deste novo conjunto o nível médio foi bem superior à primeira edição do Prêmio TOP Etanol. O nível de trabalhos concorrentes já é suficiente para garantir uma produção científica muito boa.”