A redução acentuada no uso de água pelas empresas do setor sucroenergético ao longo dos anos, e a forte contribuição do etanol de cana-de-açúcar para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEEs) foram os temas abordados por representantes do Projeto AGORA, durante o 6o Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – SUSTENTAR 2013. O evento foi realizado em Belo Horizonte nos dias 29 e 30 de agosto.
Dois especialistas da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das entidades parceiras do AGORA, participaram do evento com apresentações detalhadas sobre os dois temas. A questão do uso da água foi abordada pelo engenheiro e consultor de Recursos Hídricos, André Elia Neto, enquanto o consultor em tecnologia e emissões Alfred Szarc, detalhou a contribuição da cana para a qualidade do ar, especialmente nas grandes cidades.
Na palestra “Reciclagem da água na produção de açúcar e etanol – menor impacto nos cursos d’água,” durante o fórum de debates “Biodiversidade e Gestão das Águas,” Elia mostrou como o setor vem evoluindo nessa questão: “Em 90% do processo produtivo, reduzimos de maneira significativa o impacto nos recursos hídricos através principalmente da reutilização da água.”
Ele acrescentou que a meta perseguida peló setor é de 1 m3/t cana de água captada para suprir o uso industrial e zero metro cúbico de lançamento de efluentes em corpos de água.
Por sua vez, Szwarc palestrou sobre o tema “Cana e etanol – efeito anti-estufa,” durante o fórum “Mudanças Climáticas.” Ele discorreu sobre a importância da cana na redução de emissões, particularmente desde 2003, quando a tecnologia Flex foi lançada no País.
“O motorista passou a ter a opção de também abastecer com o etanol e até agosto de 2013, mais de 210 milhões de toneladas de emissões de gás carbônico (CO2) foram evitadas graças ao uso do biocombustível de cana. Para alcançar uma redução similar, seria necessário plantar no mínimo 1,4 bilhão de árvores,” disse Szwarc.
O Projeto AGORA é a maior iniciativa de comunicação institucional integrada já implantada no agronegócio brasileiro, unindo empresas e entidades que compõe a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A participação do AGORA no SUSTENTAR 2013 contou com coordenação do Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais (SIAMIG), uma das entidades parceiras da iniciativa.