fbpx

COP22: UNICA parabeniza Governo pelo lançamento da Plataforma

21 de novembro de 2016

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) esteve presente no evento de lançamento da Plataforma do Biofuturo, realizado pelo governo brasileiro durante a Conferência do Clima (COP22), em Marrocos, na semana passada (16/11). A iniciativa reúne o interesse de entidades, indústria, academia, instituições financeiras de 20 países na promoção de um ambiente internacional favorável a investimentos em combustíveis de baixo carbono. Os biocombustíveis tiveram um papel importante nas discussões geradas durante a COP22 como uma alternativa estratégica para a “descarbonização” da matriz energética mundial.

A presidente da UNICA, Elizabeth Farina, fez um discurso ressaltando os benefícios ambientais gerados pelo consumo de etanol de cana, parabenizando a criação da Plataforma e os esforços do País para a valorização do renovável. Veja, abaixo, na íntegra:

Senhoras e senhores,

É um prazer fazer parte desta cerimônia. Como representante da indústria brasileira de cana-de-açúcar, saúdo os países que se uniram ao esforço do Brasil em promover e avançar no uso e na produção de biocombustíveis avançados: uma fonte de energia sustentável e renovável pronta para uso. O biocombustível sucroenergético pode reduzir em mais de 90% as emissões de CO2 quando comparado à gasolina, se considerarmos as tecnologias de 1ª e 2ª gerações.

No Brasil, comemoramos o fato de termos evitado a emissão de 370 milhões de toneladas de CO2 de 2003, quando os carros flex fuel foram lançados, até o presente momento. Estamos prontos para atender a maior demanda resultante da NDC brasileira, sustentando compromissos confiáveis para uma economia de baixo carbono.

Termino o meu discurso dizendo a esta distinta audiência que o Brasil aumentou em 150% a sua produção de alimentos nos últimos 15 anos e dobrou a produção de cana (açúcar, etanol e bioeletricidade), enquanto expandiu o uso da terra em menos de 50%. Somos capazes de fazer melhor e mais, como dito pelo nosso ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Não é comum ver Ministério da Agricultura e Ministério do Meio Ambiente presentes à mesma cerimônia e engajados no mesmo projeto. Parabéns aos nossos Ministérios e ao governo brasileiro pela iniciativa e sucesso em atrair importantes parceiros para esta Plataforma, incluindo EUA, China, Reino Unido, Canadá, entre vinte países.

Mais uma vez, parabéns a todos. Estamos prontos para seguir em frente!

UNICA
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2015/16, o Brasil produziu aproximadamente 617 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 31 milhões de toneladas de açúcar e 28 bilhões de litros de etanol.

Mais informações à imprensa

Assessoria de imprensa UNICA
Licia Martinez (11) 3643-2762 – licia.martinez@cdn.com.br
Ana Carolina Santos (11) 3643-2836 – anacarolina.santos@cdn.com.br