A importância da livre comercialização para o mercado global de combustíveis renováveis foi tema de destaque durante evento na sede da Associação Internacional de Comércio de Washington (WITA, na sigla em inglês), na terça-feira (08/06), até alguém mencionar a Copa do Mundo, que teve início nesta quinta-feira (10/06), na África do Sul. O representante-chefe da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) na América do Norte, Joel Velasco, participou com informações importantes sobre os dois temas.
A camiseta oficial que fez referência à tarifa de importação do etanol do Brasil Durante o painel “Comércio nas Américas e a Celebração do Início da Copa do Mundo,” Velasco lembrou aos participantes que os Estados Unidos são o maior produtor de etanol do mundo e atualmente vem registrando recordes de exportação do produto. “Está na hora de diminuir as barreiras comerciais e dar aos consumidores a oportunidade de desfrutar de preços menores e combustíveis mais limpos, com competição no mercado de etanol,” afirmou.
Velasco também mencionou que o governo brasileiro eliminou unilateralmente sua tarifa imposta sobre etanol importado, um passo essencial para a criação de um mercado global para os biocombustíveis. “A livre comercialização é uma via de mão dupla, e estamos determinados a promover a competição saudável,” acrescentou.
Também participaram do painel a chefe do Departamento de Integridade Institucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Brigid Benitez; a diretora executiva da organização Caribbean-Central American Action, Sally Yearwood; e Ryan Hill, diretor de políticas globais do Conselho da Indústria da Tecnologia de Informação (ITI, em inglês).
Além do debate sobre comércio, o evento foi utilizado por mais de 15 embaixadas, incluindo a Brasileira, que doaram camisas oficiais de seleções nacionais de futebol para um leilão que rendeu US$2.100 para a instituição Haiti United, que distribui equipamentos esportivos de futebol e uniformes ao Haiti para criar oportunidades de recreação de qualidade para os jovens deslocados pelo terremoto de janeiro. A UNICA doou uma camiseta oficial do Brasil com a frase “Corte a tarifa” e o número 54, fazendo referência à tarifa de US$0,54 por galão (3,78 litros) de etanol importado do Brasil imposta pelos EUA.
A presença da UNICA no evento aconteceu como parte do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro de 2008. Trata-se de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.