fbpx

Copercana recebe Selo Energia Verde

13 de maio de 2021
Copercana recebe Selo Energia Verde

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana), de Sertãozinho (SP), é o terceiro consumidor de bioeletricidade a obter o Selo Energia Verde referente à edição 2021.

O Selo foi emitido, nesta quarta-feira (12), pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e faz parte do Programa de Certificação da Bioeletricidade, iniciativa da Associação em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Desde 2015, o Programa vem certificando usinas produtoras, comercializadoras e consumidores de energia renovável advinda da bioeletricidade produzida a partir da palha e do bagaço de cana. Neste caso específico, a Copercana adquire energia da fonte de biomassa de usina associada à UNICA, a Viralcool Açúcar e Álcool, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Programa e contrato registrado CCEE. Trata-se da primeira inciativa no mundo focada estritamente no setor sucroenergético. Com renovação anual e sem custos para os agentes, o programa visa reconhecer e incentivar a ampliação da produção de energia através da biomassa da cana. A iniciativa contribui para qualificar e valorizar cada vez mais a geração de energia sustentável a partir da biomassa que tem papel fundamental no suporte ao setor de energia.

Atualmente, 60 unidades sucroenergéticas detêm o Certificado Energia Verde. Isso permite que comercializadoras e consumidores do mercado livre que adquirirem bioeletricidade dessas empresas possam receber o Selo Energia Verde da Unica.

“A possibilidade de concessão do Selo Energia Verde passou a ser possível a partir da edição de 2017 e foi justamente a Copercana, naquele ano, o primeiro consumidor a receber o Selo Energia Verde”, comenta Zilmar Souza, gerente em Bioeletricidade da UNICA.

Para Souza, verifica-se uma demanda muito grande pelo mercado livre de energia elétrica em apoiar iniciativas que estimulem práticas sustentáveis e o Selo Energia Verde contribui para consumidores e comercializadoras demostrarem suas preocupações com o desenvolvimento sustentável ao mesmo tempo em que estimula a expansão da bioeletricidade na matriz elétrica brasileira.

A Copercana foi fundada em 1963 para unir os agricultores da região de Sertãozinho, onde, atualmente, a entidade tem um quadro de mais de seis mil e quinhentos cooperados e mais de mil e oitocentos funcionários, além de disponibilizar diversos produtos e serviços em postos de combustíveis, supermercados, auto center, loja de ferragem e magazine a seus cooperados.