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Corrida da Stock Car em Santa Cruz do Sul destaca meio ambiente

20 de outubro de 2010

Mais uma etapa da disputa da Copa Caixa Stock Car será realizada no próximo domingo (24/10), desta vez no autódromo de Santa Cruz do Sul (RS),  cujo traçado, com pontos de freadas fortes, promete exigir muito dos pilotos e seus carros. E, a exemplo das provas anteriores, os  carros serão abastecidos com etanol de cana-de-açúcar, o biocombustível que reduz em até 90% as emissões de gases do efeito estufa quando comparado à gasolina.

Uma atração a mais, que acontece fora da pista, é a iniciativa do Projeto AGORA, que levará ao autódromo a equipe de promotoras em seus uniformes verdes, distribuindo folhetos informativos sobre a importância dos combustíveis limpos e renováveis, como já ocorreu em etapas anteriores da competição. O Projeto AGORA é uma das maiores iniciativas de comunicação e marketing integrado da cadeia produtiva do setor sucroenergético, com o objetivo de conscientizar a população sobre as vantagens ambientais da produção e consumo do etanol obtido a partir da cana-de-açúcar.

Leandro Pampin, gerente de Marketing da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), explica que o material distribuído nas corridas resume  de forma didática os benefícios ambientais do biocombustível brasileiro: “O folheto, que vem sendo distribuído desde a primeira corrida da temporada, explica porque usar etanol em vez de gasolina é uma atitude inteligente, ao mostrar a redução de poluentes e a melhora do desempenho dos motores que o etanol proporciona”.

Etanol nas pistas

Outras categorias do automobilismo que aderiram ao etanol são a Fórmula Indy, o Rally Dakar, o Rally dos Sertões e a fórmula Future Fiat, esta última idealizada e apadrinhada pelo piloto brasileiro Felipe Massa.

Desde o ano passado, a IndyCar Series utiliza 100% de etanol de cana-de-açúcar fornecido pela UNICA nas provas do circuito. E o Rally Dakar, considerado a maior competição off road do mundo, também estreou em 2010 uma categoria utilizando exclusivamente o etanol como combustível. O pioneiro da nova categoria, criada após 31 anos de disputa do evento, foi o piloto brasileiro Klever Kolberg, que competiu com uma Mitsubishi Pajero Sport Flex, fabricada no Brasil.

O Rally dos Sertões, que é considerada a maior competição off road do Brasil, também utilizou o etanol pela primeira vez na disputa este ano. Os veículos movidos com o biocombustível avançado brasileiro conquistaram a 1ª, 2ª e 4ª posições, após dez dias de uma competição intensa, encerrada no dia 20 de agosto.

A bordo do Mitsubishi L200 Triton RS, Guilherme Spinelli ganhou a prova ao lado do navegador Youssef Haddad, seu terceiro título na competição. Pilotando o modelo Mitsubishi L200 flex e apoiado pela UNICA, a dupla Klever Kolberg e Flávio França chegou em segundo lugar, além de faturar o prêmio da categoria “Etanol”. Cristian Baumgart e Beco Andreotti chegaram na 4º colocação, acelerando um Mitsubishi L200 Triton.