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Corrida inaugural da Indy 2010 em São Paulo terá emissão zero

13 de março de 2010

A São Paulo Indy 300, corrida inaugural da temporada 2010 da Fórmula Indy que acontece no próximo domingo (14/03), em São Paulo, terá emissão zero de carbono. Isto porque por iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e com o aval da Indy Racing League (IRL), todas as emissões de gases causadores do efeito estufa geradas pelo evento foram medidas, e serão compensadas com o plantio de mais de 14 mil árvores.

“Trata-se de um fato inédito no Brasil, já que todo o carbono emitido será compensado com árvores plantadas. Teremos, portanto, um evento automobilístico sustentável, sem falar nos ganhos que já estavam garantidos com o uso do etanol como combustível,” afirmou Marcos Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), fornecedora oficial de todo o combustível a ser utilizado pela Indy em 2010.

De acordo com o relatório produzido pelo Instituto Totum a pedido da UNICA, A São Paulo Indy 300 deve emitir 1.137,8 toneladas de carbono. Para “zerar” esse volume de emissões, seria preciso plantar 8.128 árvores, mas a UNICA optou por expandir esse número para 14.165 árvores, a serem plantadas por diversas empresas do setor sucroenergético paulista. Isto significa o plantio aproximado de 14 hectares de árvores, o equivalente a cerca de 20 campos de futebol. O número, acima do mínimo necessário, garante que quaisquer variações nas estimativas utilizadas para completar o estudo estarão, também, devidamente compensadas.

O plantio e a manutenção das árvores serão supervisionados por um comitê tripartite, do qual fazem parte as Secretarias do Meio-Ambiente e da Agricultura do Estado, e a própria UNICA. A supervisão do comitê já vem sendo feita, como parte do Protocolo Agroambiental assinado entre a UNICA e o Governo do Estado de São Paulo em 2007, que prevê o plantio de árvores no estado. Os 14 hectares adicionais para neutralizar as emissões da São Paulo Indy 300 serão acrescentados ao que já vem sendo feito e um certificado será enviado à UNICA até junho de 2010, confirmando o plantio e citando as áreas onde as árvores foram plantadas.

Para completar o cálculo, o Instituto Totum considerou uma série de fontes de emissões, o que levou ao número de árvores necessárias para compensar a soma dessas emissões. Foram considerados fatores como o uso de energia elétrica de rede e por gerador, descarte de resíduos, transporte terrestre de organizadores e do público, e viagens aéreas da equipe e dos organizadores, seja em vôos de carreira ou em aviões e helicópteros próprios.

Este é o segundo ano em que a UNICA será a fornecedora oficial de etanol para a Fórmula Indy, a principal categoria do automobilismo mundial a utilizar exclusivamente o etanol como combustível. A Indy optou pelo etanol em 2007 e vinha utilizando o combustível produzido nos Estados Unidos, a partir do milho, até firmar acordo com a UNICA em 2009. Na mesma oportunidade, a Apex-Brasil – Agência de Promoção das Exportações, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tornou-se uma das principais patrocinadoras globais da Fórmula Indy, espaço que a Apex-Brasil vem utilizando para promover produtos e serviços brasileiros para exportação.

Para a corrida de São Paulo, o etanol será fornecido por uma das principais associadas da UNICA, a Copersucar. No total, 21 mil litros de etanol anidro foram enviados ao autódromo para abastecer os 24 carros da Indy que competirão no domingo.