fbpx

Cosan fecha acordo para exportar etanol ao Japão

15 de julho de 2009

m contrato para fornecimento de etanol para a produção de ETBE (éter etil-ter-butílico) ao Japão foi anunciado no início de julho de 2009 pelo Grupo Cosan. O ETBE vai substituir o MTBE (éter metil-terciário butílico), produzido a partir do metanol e altamente poluente. O acordo cobre um período de três anos e tem preços determinados pelo indicador ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

Segundo o diretor comercial da Cosan, Mark Lyra, o primeiro embarque de etanol anidro para o Japão será realizado ainda na safra 2009/10, no máximo até o primeiro trimestre de 2010. “A expectativa é que o volume exportado possa ultrapassar 80 milhões de litros por ano”, afirmou.

Na safra atual, a Cosan possui capacidade de produção de 2,3 bilhões de litros de etanol. Aproximadamente 20% da produção é exportada para a Europa, Estados Unidos e Ásia. Segundo a empresa, as exportações de etanol para o Japão podem atingir cerca de 10% das exportações totais da Cosan ao longo do contrato. Em junho do ano passado, a Cosan foi pioneira ao realizar, junto com as brasileiras Alcoeste, Guarani e NovAmérica, o primeiro embarque de etanol com verificação de critérios de sustentabilidade para a Suécia.

Para Lyra, um importante ponto do acordo é a inclusão de itens de sustentabilidade como exigências: “O contrato tem requisitos de cumprimento às leis trabalhistas, a redução de gases de efeito estufa e o respeito às normas ambientais”. Para ele, o contrato é a base para uma parceria de longo prazo com o mercado japonês, que está iniciando uma política de utilização de etanol carburante como aditivo indireto na gasolina.

“Os japoneses estão preocupados com as metas de redução dos gases de efeito estufa que precisam cumprir, e a utilização do etanol irá auxiliar o país a reduzir a produção de dióxido de carbono”, concluiu Lyra. A Cosan é uma das maiores produtoras, comercializadoras e exportadoras de açúcar e etanol, com capacidade de moagem de 60 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para a safra 2009/2010.