fbpx

Cresce a demanda por veículos movidos a etanol nos EUA

0
10 de abril de 2008

As vendas de carros bicombustíveis subiram 30%, em 2007, nos Estados Unidos (EUA). Segundo a Alliance of Automobile Manufacturers (Aliança dos Fabricantes de Automóveis), já chega a um total de 5 milhões o número de veículos rodando com etanol misturado à gasolina no país.


Os dados da associação mostram, ainda, que houve um aumento de 15% na demanda por carros a combustíveis alternativos (Alternative Fuel Automobiles), incluindo os híbridos (a eletricidade) e etanol. Ou seja, o crescimento da demanda por carros a álcool foi o dobro da média dos chamados alternativos.


“Vale lembrar que este crescimento da venda dos carros a etanol ocorre em pleno período de crise da economia americana, o que comprova uma mudança importante na escolha do consumidor”, alertou Joel Velasco, representante-chefe do escritório da UNICA nos EUA.


Somente em 2007, foram somados mais de 1 milhão de carros à frota dos que são movidos parcialmente a etanol. “Este resultado indica um aumento crescente da demanda por veículos a E85 (mistura com 85% de etanol e 15%, gasolina)”, concluiu Velasco.


De acordo com Dave McCurdy, presidente Alliance of Automobile Manufacturers, este novo cenário do setor automobilístico americano se deve a fatores como o incentivo aos consumidores e o aumento da oferta de modelos FlexFuel.


Agora em 2008, a expectativa é de que sejam lançados 70 modelos de carros bicombustíveis nos EUA. Em 2001, existiam apenas 11 modelos deste tipo no mercado americano.