fbpx

Cresce número de postos que já utilizam o nome etanol nas bombas

14 de setembro de 2009

Mais dois postos de combustíveis, desta vez no Rio Grande do Sul, estão substituindo “álcool comum” nas bombas por “etanol” a partir desta segunda-feira (14/09/2009): os postos Caminho Verde, em Porto Alegre, e Posto e Garagem Santiago, em Canoas, ambos de bandeira Ipiranga. A mudança simbólica do nome ocorreu na presença do superintendente de abastecimento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Edson Silva.

Os postos gaúchos seguem o exemplo do primeiro posto a adotar a nova nomenclatura, o “Free Stop”, de bandeira Esso, que realizou a alteração em 24 de agosto em Ribeirão Preto na presença do diretor da ANP, Allan Kardec Duailibe, da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera e do presidente da UNICA, Marcos Jank. Esta semana, Kardec previu que os postos de combustíveis de todo o país deverão efetivar a troca da expressão “álcool” por “etanol” nas bombas até o final de novembro. A autorização da ANP para essa mudança já existe desde abril deste ano.

A  UNICA vem defendendo a adoção da palavra etanol nas bombas desde 2007. Para Marcos Jank, a mudança faz todo sentido pois elimina confusões e insere o produto brasileiro no contexto global, já que o resto do mundo utiliza a expressão etanol: “A palavra álcool define uma gama de produtos, já que existem vários tipos de álcool. Etanol é a palavra que corretamente define o tipo de álcool utilizado como combustível, o álcool etílico”.